Comendadores participam do Revezamento da Tocha Olímpica

PhotoGrid 1468440553549
Comendadores participam do Revezamento da Tocha Olímpica

O momento histórico da passagem do Fogo Olímpico por Santa Catarina foi marcado por grande emoção para cinco comendadores do esporte catarinense. O Conselho Estadual de Esporte (CED) parabeniza Cássio Roberto Garcia e Celeste Roman, condutores da Tocha em Araranguá, Naida dos Santos Freitas, condutora em São José, Odilon Maia Martins, condutor da Tocha em Florianópolis e Benhur Rosado Sperotto, condutor em Jaraguá do Sul.
O CED ficou muito orgulhoso por todos os desportistas que participaram do evento, dentre eles os cinco nomes que levam o brasão no peito e se orgulham de ter nascido ou adotado Santa Catarina como sua terra natal.
O título de Comendador do Esporte, instituído no dia 5 de julho de 1994 pelo Conselho Estadual de Esporte, é destinado a homenagear aqueles que tenham se destacado ou prestado relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.
O CED destaca o sentimento de renovação do reconhecimento destes grandes representantes do Estado nos esportes por terem participado do ato simbólico que antecede às Olímpiadas Rio 2016.

Cássio Garcia
Eleito comendador em 1997, Cassio Roberto Garcia há muitas décadas orgulha SC. Nascido a 08 de julho de 1966, em Araranguá, foi piloto profissional de motociclismo. Competindo desde 1982, alcançou destaque internacional em diversas categorias, liderando o ranking nacional em muitas oportunidades e conquistando títulos importantes fora do Brasil.

Naida Freitas
Comendadora desde 2007, Naida dos Santos Freitas alcançou reconhecimento como atleta, educadora e também em diversas frentes da área técnica desportiva. Naida nasceu em Osório (RS) em 29 de janeiro de 1950. Desde que se formou profissional de Educação Física, em 1973, pela URGS, brilhou em muitas frentes, sendo inclusive a a primeira árbitra de voleibol no RS. No atletismo, Naida foi a primeira mulher gaúcha a completar uma maratona, em 1979 e Participou da primeira prova de Triatlo no Brasil em 1983, no RJ. A partir desta data, iniciava a sua trajetória à frente do triatlo. Organizou as primeiras provas da modalidade em Santa Catarina, de 1889 até 1995, quando então fundou a Federação Catarinense de Triatlo, a qual Preside até hoje.

Benhur Sperotto
Homenageado em 2009 com a Comenda, Benhur Rosado Sperotto, nasceu na cidade de Ijuí – RS, no dia 25 de junho de 1948. Cursou a faculdade de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972. Benhur começou no esporte como atleta das modalidades de voleibol e atletismo. No voleibol sagrou-se campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina nos anos de 1973 e 1974, e no atletismo foi medalha de prata no salto triplo, também nos Jogos Abertos. Como técnico de voleibol obteve diversos títulos estaduais, nacionais e até internacionais. Como dirigente atuou nos anos de 1999 e 2000 como supervisor técnico da Intelbrás de São José, exerceu a função de superintendente da Fundação Municipal de Desportos de São José em 2000 e supervisionou as equipes de voleibol de Jaraguá do Sul.

Odilon Martins
Também agraciado com a comenda em 2009, Odilon Maia Martins é natural de São Francisco do Sul, nasceu em 09 de março de 1929. No esporte fez sua carreira como atleta de basquetebol na cidade de Joinville no ano de 1948, no Clube Ginástico. Em 1953, foi campeão de natação nas provas de 100 e 200 metros. Como remador master é o maior laureado catarinense, brasileiro e sul-americano pois venceu todas as provas em que esteve participando. Na atuação como dirigente esportivo presidiu a Federação de Remo do Estado de Santa Catarina. Foi 13 vezes campeão mundial master em competições realizadas pela Federação Internacional de Remo, a FISA, em diversos países: Alemanha, França, Espanha, Hungria, Praga, Scotland, Canadá e Estados Unidos.

Celeste Roman
Com a comenda desde 2012, Celeste Roman nasceu em Vista Alegre do Prata (RS) em 4 de agosto de 1935. É o 9° filho de uma família de 11 irmãos. Criado na colônia, cresceu no esporte com diversas ações escolares esportivas. Alcançou destaque trabalhando com o futebol e o futsal em Caxias do Sul. Durante este trabalho, em 1965 foi eleito o melhor técnico de futsal e em 1966, o melhor diretor de esportes de Caxias do Sul. Em 1967 foi transferido para Araranguá para lecionar no Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens (hoje: Colégio Murialdo). Por 29 anos trabalhou na região de Araranguá em prol do desenvolvimento da educação física e do esporte. Incentivou o futebol, mas também ajudou a criar condições para desenvolver o handebol, voleibol, basquetebol, atletismo e muitas outras modalidades. Na década de 1970. foi nomeado 1° presidente do C.M.D. – Conselho Municipal de Desportos – atualmente C.M.E. Daí em diante, começou a dirigir o esporte da cidade. Organizou, participando ativamente de diversos campeonatos municipais. Ingressou, em 1977, na Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI e cursou na Escola Superior de Educação Física e Desportos - ESEDE, o curso de Educação Física, concluindo e formando-se em 1979. Com esse diploma passou quase 20 anos batalhando e investindo todas as suas capacidades, qualidades e energias na Educação Física e no esporte em prol de Araranguá. Em 1996, deixou Araranguá por 7 (sete) anos, retornado, em 2002. Depois deste período, não mais atuou diretamente com treinamentos esportivos, mas jamais se afastou da educação física e do esporte.
O Conselho Estadual de Esporte, neste momento histórico para o país, que é o de sediar os Jogos Olímpicos, parabeniza os Comendadores que tiveram a importante missão de conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016 e parabeniza também os demais esportistas condutores desta chama que simboliza a paz e a união entre os povos.