Comenda 2017

Comenda
A solenidade de entrega da Comenda do Mérito Esportivo e da medalha Marcílio Krieger de 2017 acontecerá no dia 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A data e detalhes da homenagem foram definidos na manhã desta segunda-feira, 25, em reunião realizada pelo presidente do Conselho Estadual de Esportes (CED), Alexandre Monguilhott, com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Nunes, e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC), Marcelo Silveira. Também participaram Marcelo Greuel, diretor administrativo da Fesporte, e Mário Bertoncini, procurador-geral do TJD-SC.

Neste ano, devido a restrições orçamentárias do Governo do Estado, o evento será realizado pela SOL e CED com apoio da iniciativa privada. “Conjuntamente decidimos que estabelecer uma parceria seria o melhor caminho para viabilizar esta ação e fazermos uma cerimônia à altura dos homenageados”, afirmou o secretário Pavan.

Serão agraciados com o título de Comendador do Esporte Catarinense 2017 José Maria Nunes, ex-técnico e ex-atleta de atletismo; José Antônio Carrilho, profissional de Educação Física e professor universitário; Raul Ferrari, ex-árbitro de futsal; Luiz Ernani Burger, técnico de basquetebol e dirigente esportivo; Marcelo Costa, o “Marcelão”, ex-integrante do CED, atual gestor da Federação Aquática Catarinense; José Eduardo Nunes de Souza, o “Zequinha”, in memorian, ex-presidente da Fesporte; e a Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV).

O título de comendador é outorgado anualmente pelo CED a personalidades que se destacaram ou prestaram relevantes serviços ao esporte catarinense e nacional. Instituída em 1994, a comenda já foi entregue a 140 pessoas físicas e 16 instituições.

A Medalha Marcílio Krieger de 2017 será conferida a Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Tullo Cavallazzi Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-presidente da OAB-SC; e Wanderley Godoy Jr., desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 12ª Região (TRT12).

A medalha Marcílio Krieger, que leva o nome da maior expressão do direito esportivo catarinense, é conferida pelo TJD de Santa Catarina. Marcílio Krieger, falecido em 2010, foi um dos principais nomes do direito esportivo brasileiro e referência nacional na área. Entre outras atividades, trabalhou como auditor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi um dos autores do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Carla Coloniese - Ascom/SOL

Fotos: Molina Orval/SOL