Comenda, Projetos de Lei, edital para preenchimento de vaga, assuntos do Conselho em Curitibanos

Curitibanos JESC
A entrega da Comenda do Mérito Esportivo e da medalha Marcílio Krieger este ano será realizada em solenidade única, junto com o Troféu Guga Kuerten. O evento deve acontecer no início de dezembro, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A decisão foi tomada dias 06/07/08 nas reuniões plenárias do Conselho Estadual do Esporte, na Câmara Municipal de Curitibanos, sede dos Jogos Escolares (12/14 anos). A junção da Comenda e Medalha com o Troféu Guga se deu em votação (13 votos a um) por solicitação do Conselheiro e presidente da Fesporte, Rui Godinho. Ele alegou questões econômico/financeiras, uma vez que a reforma administrativa transferiu a vinculação do Conselho para a Fesporte, que deve arcar com os custos da agora tríplice solenidade. Rui alegou também que a nova formatação vai dar mais visibilidade às homenagens. “Faremos uma noite de gala do esporte”, argumentou.

A substituição da professora e técnica de ginástica (IEE/Udesc) Maria Helena Kraeski na vaga destinada a um representante dos Cursos de Educação Física, será feita através do lançamento de edital, com prazo de duas semanas para novas indicações e encaminhamento de uma lista tríplice ao Governador para homologação. Maria Helena desistiu de fazer parte do Conselho alegando problemas pessoais.

A plenária de Curitibanos decidiu, também, por um parecer das Comissões do Conselho para a formalização de um documento que será encaminhado à Audiência Pública programada para o dia 15, na Assembleia Legislativa, onde serão tratadas questões do esporte. A convocação do deputado Fernando Krelling tem na pauta dois Projetos de Lei: o 0226.6/2019, do deputado Ricardo Alba (PSL), estabelecendo o sexo biológico como critério único para definição do gênero de competições em partidas esportivas oficiais em Santa Catarina; o 132.1/2018, do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que trata da normatização da participação de atletas nas competições da Fesporte. (Texto Mário Medaglia, fotos Suelen Lara)