arquivo noticias

Jiu-jitsu passa etapa, Muhay thai reprovado

Posse Ênio Blumenau
A plenária do Conselho Estadual de Esporte, reunida sábado e domingo na Fundação de Esportes de Blumenau durante os Jogos Brasileiros Escolares da Juventude, aprovou os relatórios da Comissão de Inclusão de Modalidades. O Muhay Tai, como modalidade de apresentação, foi rejeitado por problemas na organização e terá que recomeçar seu processo para inclusão nos Jogos Abertos. Já o Jiu-jitsu, em seu primeiro ano de provisório, vai à etapa seguinte, nos Jogos Abertos de 2020,em Jaraguá do Sul. Caso receba nova aprovação passará a integrar a grade de programação como modalidade oficial a partir dos Jasc de 2021, com sede a ser definida pela Fesporte.

A plen√°ria tamb√©m deu posse ao Conselheiro √änio Francisco Demoly Neto (foto), como representante do Condiesef - Conselho dos Dirigentes das Institui√ß√Ķes de Ensino Superior de Educa√ß√£o F√≠sica do Estado de Santa Catarina. √änio fez parte do Conselho na gest√£o anterior e foi escolhido em uma lista tr√≠plice.

A Comiss√£o de Rendimento encaminhou parecer sugerindo altera√ß√Ķes de regulamento, entre elas a abertura de exce√ß√£o de dois atletas, por munic√≠pio, nos casos de idade m√≠nima para participa√ß√£o nos eventos de rendimento da Fesporte. O parecer, aprovado pela plen√°ria, trata dos atletas classificados como ‚Äúsuper dotados‚ÄĚ cujo talento surge precocemente e fora dos limites de idade estabelecidos atualmente. Esta e outras sugest√Ķes, como a de facilitar a participa√ß√£o do atleta catarinense que est√° fora de Santa Catarina nos eventos do seu estado, ser√£o encaminhadas pelo Conselho √† Fesporte e s√≥ poder√£o ser aplicadas ap√≥s altera√ß√Ķes na legisla√ß√£o que trata do assunto. As propostas para mudan√ßas na lei j√° est√£o em poder do deputado Fernando Kreelig, integrante da Comiss√£o de Educa√ß√£o, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

No domingo pela manh√£ os Conselheiros foram conhecer os locais de competi√ß√£o e a estrutura montada para os Jogos Escolares, evento para alunos/atletas de escolas de todo o Brasil, organizado pelo Comit√™ Olimpico Brasileiro nas faixas et√°rias 12/14, 15/17 anos. Ano que vem Santa Catarina poder√° receber outro evento esportivo nacional, os Jogos Universit√°rios Brasileiros, competi√ß√£o da CBDU. A sede ainda indefinida, conforme o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

As pr√≥ximas reuni√Ķes do Conselho est√£o programadas para dezembro, em Florian√≥polis. No dia dois, no Teatro Pedro Ivo, haver√° a solenidade conjunta para entrega das novas Comendas, da Medalha Marc√≠lio Krieger e dos vencedores do Trof√©u Guga Kuerten. A Fesporte decidiu incluir na programa√ß√£o o Trof√©u Rodolfo Sestrem, homenagem ao radialista blumenauense j√° falecido, e que vai premiar os melhores atletas dos Jogos Abertos/2020. As indica√ß√Ķes s√£o feitas √† assessoria de imprensa da Fesporte pelos t√©cnicos das modalidades e por jornalistas que participaram da cobertura.   No dia 3 haver√° reuni√£o da plen√°ria na sede do Conselho para an√°lise das propostas de altera√ß√Ķes no regulamento dos eventos da Fesporte.

Texto M√°rio Medaglia
Foto Jarbas Soares/Talis Fagundes  

© 2013 - Desenvolvimento