DATA ELEIÇÃO: 5 de setembro 2006
DATA DA OUTORGA:    5 de Dezembro de 2006
HORA:   18h30 HORAS
LOCAL: Auditório da Fetrancesc


Helio Milton Pereira

helioHélio Milton Pereira é na natural de São Francisco do Sul, onde nasceu em 23 de março de 1925.

È formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santa Catarina; em Ciências Contábeis pela Academia de Comércio de Santa Catarina e pós-graduado em Ciências Contábeis pela UFSC.

Atuou como redator nos jornais Diário da Tarde e A Gazeta, de 1943 a 1948; do mensário “O Catarinense” do Colégio Catarinense e Folha Acadêmica da Faculdade de Direito de SC de 46 a 51;

Teve a vida dedicada ao serviço público na área de Fiscalização da Fazenda Nacional, na região de Joinville, onde ocupou diversos cargos, tais como: Assistente do Procurador da Fazenda Nacional, Inspetor de Coletorias Federais, Agente Fiscal do Imposto de Renda, Delegado da Receita Federal, Delegado da Seccional do Imposto de Renda, Chefe da divisão de fiscalização; Procurador da Seccional da Fazenda Nacional. Aposentou-se como Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional em 1988.

No esporte, foi militante na área do desporto universitário, onde construiu uma historia de sucesso.

Em 1944 foi um dos idealizadores da 1º Olimpíada Colegial de Florianópolis, promovida pela FACE – Federação Atlética Catarinense de Estudantes, entidade que auxiliou a fundar em 11 de Fevereiro, deste ano, juntamente com seu amigo Renato Ramos da Silva.

A partir daí sua atuação no meio do esporte estudantil universitário foi marcada por efetivar competições e auxiliar na organização do esporte universitário da época, onde realizou o 1º Campeonato de Futebol Amador de Florianópolis, em 1944;

Em 1948, juntamente com a diretoria da FACE, realizou o 1º Jogos Universitários de Santa Catarina, com a participação de estudantes de direito, farmácia e odontologia, onde foram disputadas as modalidades de vôlei, futebol, basquete, natação, esgrima e remo, inserindo Santa Catarina, pela primeira vez, no certame olímpico universitário brasileiro. Chefiou a Delegação Catarinense nos Jogos Universitários Brasileiros em Curitiba, Salvador e Recife, no período de 1948 a 1950.

De 1948 a 1950, foi Diretor de Esportes da Associação Atlética da Faculdade de Direito, Secretário Geral da Federação Atlética Catarinense; do Lira Tênis Clube e da Federação Aquática de Santa Catarina e 1º Secretário e Vice Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Foi eleito 3º Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários em 1950.

Em 1951, foi eleito Presidente da FACE, entidade que neste ano, por sua iniciativa passou a ser denominada Federação Catarinense de Desportos Universitários - FCDU, ano em que oficializou a bandeira e o escudo, e instalou a sede da entidade, onde até hoje são utilizados.

Em 1951 promoveu os 1º jogos Universitários Sul-Brasileiros.

Presidiu a Sociedade Esportiva e Recreativa “Eles são de Família” - equipe de futebol society de Joinville. Em 1956 foi Diretor de Atletismo do Grêmio Esportivo Olímpico em Blumenau, onde coordenou os festejos de inauguração das pistas de atletismo com a presença de atletas de destaque como Ademar Ferreira da Silva, José teles da Conceição e outros.

No período de 1944 até 1960, participou de Jogos Universitários Brasileiros em diversas oportunidades, mas mais variadas funções.

Em 1958, a Federação Catarinense de Desportos Universitários lhe Proclamou o Titulo de Benemérito dos Desportos Universitários Catarinenses pelo relevantes serviços prestados ao Desporto Universitários do Estado.

 


 

Ivo da SilvaIvo da Silva

ivoFilho mais velho de Dalério Lauro e Iria Valter da Silva, é natural de Lages. De família pobre, aos 11 anos de idade foi residir em Curitiba. Aos 16, iniciou no esporte. Destacou-se nas provas de arremesso no Colégio Paranaense. Passou a treinar e vencer no lançamento do dardo.

Iniciou uma hegemonia de 10 anos como campeão paranaense da modalidade. O melhor resultado na carreira, entretanto, ocorreu em 1976, quando foi terceiro colocado no Troféu Brasil de Atletismo quando atingiu a marca de 62 metros. Os bons resultados e a fama de campeão o levaram para Blumenau em 1978, e logo na estréia conquistou o título estadual e a medalha de ouro dos Jogos Abertos estabelecendo novo recorde para a prova do lançamento de dardo. Resultados que se repetiram nos dois anos seguintes.

Depois de uma contusão, Ivo optou em encerrar a carreira de atleta em 1982, com a medalha de bronze nos Jogos Abertos de Itajaí. Nasceu então um dos melhores treinadores de atletismo do país. Da Silva, como é chamado pelos seus atletas.

Passou a treinar e formar grandes campeões como Margit Weise, Joílson Marcos da Silva, Ottmar Lothar Welsch, Eduardo Gomes, Amélia Moreira, Magnólia Correia, Ivana Rúbia Henn e Sergio Galdino, seu primeiro atleta a disputar uma Olimpíada.

Ao todo são mais de 70 títulos brasileiros, mais de 15 sul-americanos. Uma vida inteira dedicada ao atletismo. As vésperas de completar 55 anos de idade, Ivo da Silva continua ensinando seus alunos no curso de Educação Física da Fundação Universitária de Blumenau e revelando novos talentos.

 


 

Oscar José Orsi Archer

Filho de Oscar Battisti Archer e Rosa Maria Orsi Archer, formou-se pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville – 1972; e Pós- Graduou-se pela UFSC, em 1977;

Iniciou suas atividades de Docente no Grupo Escolar Lacerda Coutinho em Nova Trento em 1968; lecionou em diversas Escolas de Joinville, Florianópolis e Brusque. Professor do Centro de Desportos da UFSC no período de 1975 a 2000;

Foi Coordenador de Prática Desportiva, de Graduação, de Extensão e de Pesquisa do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos – UFSC.

Presidiu a Comissão Municipal de Esportes de Nova Trento no período de 1974 à 1975.

Foi Diretor de Árbitros e coordenador da Escola para formação de árbitros da Federação Catarinense de Futebol de 1984 a 1987;

Diretor técnico do Conselho técnico de Basquetebol da Federação Atlética Catarinense – FAC no período de 1988 a 1994;

Conselheiro do Conselho Estadual de Desportos em 1992, 1993 e 1997;

Chefe de Delegação da Seleção Brasileira Adulto Masculino que participou da Copa Sul Americana em Assunção / Paraguai;

Fundador da Federação Catarinense de Basketball em 31/03/1995;

Chefe da delegação da Seleção Brasileira Juvenil Masculino em Quito / Equador;

Chefe da delegação da Seleção Brasileira Adulto Feminino, na Alemanha no Mundial de 1998 em Berlim; Chefe da delegação da Seleção Brasileira Adulto Feminino, em Portugal em amistosos de 1998; Chefe da delegação da Seleção Brasileira Juvenil Masculino, na Copa América, em Caracas, na Venezuela em 2005; Presidente da Federação Catarinense de Basketball no período de 1995 a 2006; Vice – Presidente Regional (Região Sul) – Confederação Brasileira de Basketball em 1998 a 2006; Chefe da delegação da Seleção Brasileira Adulto Feminino, em torneios amistosos em Atenas/Grécia e Nórcia/Roma.

 


 

Osny Cesar Mueller

osnyO Professor Osny César Muller nasceu em 27 de outubro de 1951 na cidade de Brusque. È Licenciado em Educação Física pela Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, em 1975.

Durante sua formação acadêmica aperfeiçoou-se em diversas modalidades cursando cursos técnicos em: atletismo, Ginástica Olímpica, handebol, em treinamento desportivo, Educação Física Escolar, Basquetebol, Voleibol; natação, de Iniciação e arbitragem em atletismo, Musculação.

Foi o criador da escolinha de natação da Sociedade Esportiva Bandeirante; do torneio de atletismo cidade de Brusque; da Olimpíada da Primavera (OLIMPRI) regional; do Festival Regional de Atletismo; do Festival de Folclore Microrregional; do Festival de Atletismo Semana da Criança; do Festival Microrregional de Dança.

Ministrou palestras em cursos de iniciação em atletismo para professores, em Congresso Sul Brasileiro de esportes para todos de 19983 a 1985, para árbitros de atletismo e para acadêmicos de Educação Física.

Iniciou sua atividade profissional como Auxiliar de escritório na Souza Cruz em 1967. Foi Escrituário do Banco Brasileiro de Descontos e da Refrigeração Paraná até 1973. Como Professor de Educação física, iniciou em 1974 na Escola de Educação Básica Deyse Werner Salles. Atividade que exerceu em diversos estabelecimentos de ensino até o ano de 1990. Foi Técnico de natação e saltos Ornamentais de Brusque de 1973 a 1975; Técnico em Basquetebol em 1975 e 1976; Técnico em Atletismo de 1976 a 1983; Chefe da Divisão de Educação Física e Desportos de 1980 a 1988; Atua como Integrador Desportivo das atividades esportivas da Fesporte desde 1991; é Projetista Técnico na Construção de Pistas de Atletismo;

Como Atleta competiu na modalidade de Natação de 1969 a 1972; e Saltos Ornamentais, de 1971 a 1973. Foi Atleta de Atletismo de 1969 a 1982.

Foi Diretor Esportivo do Grêmio Estudantil Colégio Cônsul Carlos Renaux, de 1968 a 1969; Presidente do Grêmio General Sampaio em 19070; Vice-Presidente da Associação dos Professores de Santa Catarina (Regional de Brusque) de 1988 a 1989; Diretor técnico e Agrimenssor Oficial da Federação Catarinense de Atletismo de 1997 a 2004;

Seus principais títulos forma: 3º lugar em Basquetebol em 1968; 3º lugar em saltos ornamentais em 1973. Como Técnico colecionou títulos estaduais sendo Vice campeão em saltos ornamentais, 1974; mas foi no atletismo que destacou-se, sendo 3º lugar Jogos Regionais Leste 1977; Vice campeão estadual Mirim e 1978 e 1979; 3º lugar Estadual de Menores em 1978 e 1979; Vice campeão estadual Juvenil em 1978, 1979 e 1980. Em 1979 foi Vice campeão Jogos regionais Leste, 3º lugar Estadual Infantil e Vice campeão Jogos Escolares de Santa Catarina. Foi Vice Campeão Estadual Infantil e do troféu Governador e Técnico da equipe de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro Juvenil, 1980;

Recebeu Diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados a comunidade no ano de 1970; Diploma de honra ao mérito por coordenar os Jogos das Apaes de Santa Catarina, ano de 1991; Menção de honra ao mérito por serviços prestados a comunidade esportiva escolar durante as cheias de 1994 em Blumenau; Placa de Prata pelos serviços prestados ao atletismo catarinense, ano de 1980; Medalha de honra ao mérito pelos serviços prestados ao atletismo de Santa Catarina no ano de 2001.

© 2013 - Desenvolvimento