Heber Lebarbechon Poeta
Natural da cidade de Laguna em Santa Catarina, nasceu em 15 de setembro de 1928, filho de Osvaldo Poeta e Matilde Lebarbechon Poeta e casado com Dilma Silva Poeta.
Marcilio César Ramos Krieger
É catarinense de Brusque, advogado formado em 1963 pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de obras como Código Brasileiro Disciplinar do Futebol Anotado e Legislação Complementar (96), Terceiro Milênio; Comentários ao Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (97), Editora Forense; Lei Pelé e Legislação Desportiva Brasileira Anotadas (99), Forense e Gryphus; Exame de Ordem (Organizador) (2000), Editora OAB/SC.
Publicou diversos trabalhos na imprensa, sobre temas desportivos.
Em razão de sua atuação como militante da organização Ação Popular, teve que se exilar em 1969, retomando ao Brasil em 1979, com a anistia política.
A partir de 1980 retornou à advocacia, especializando-se em Direito Desportivo através de uma intensa participação como Defensor Dativo de atletas junto ao Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Futebol e outros tribunais desportivos e Procurador do TJD/FCF entre 1985 e 2000.
Tem participação de diversos eventos como palestras, cursos, seminários em Santa Catarina, Amazonas, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo promovidos por entidades como Secionais da OAB, Institutos de Direito Desportivo, Conselhos Regionais de Educação Física, Associações de Acadêmicos de Direito, Conselhos Estaduais de Desporto, Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.
Presta consultoria sobre Direito Desportivo a clubes, atletas e sindicatos de atletas, a órgãos da mídia imprensa (jornais Lance, Folha de São Paulo, Jornal do Comércio (Recife), Estado de São Paulo, Diário Catarinense e outros) e eletrônica (Rádios CBN, Bandeirantes, Jovem Pan, Guaíba, Record dentre outras).
Colaborou com a Comissão Mista do Congresso Nacional nos debates em torno do Projeto Pelé, mais tarde convertido na Lei Pelé (Lei nº9.615/98). Participou, como palestrante, da Primeira Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto “Desafios para o Século XXI”, Comissão de Educação, Cultura, e Desporto da Câmara dos Deputados.
Palestrante convidado da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados (CPI NIKE/CBF), e também, da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado(CPI DO FUTEBOL), tendo participado de reuniões em Brasília e Porto Alegre.
É Vice-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SC, ex-conselheiro do Conselho Estadual de Desporto/SC, membro do TJD/SC, órgão que presidiu entre os anos de 2003 e 2004, membro do Centro Esportivo Virtual/Cevleis – lista de debates eletrônicos – Conselheiro Benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Presidente do Instituto Catarinense de Direito Desportivo.
Membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Exmo. Sr. Ministro do Esporte, Dr. Agnelo Queiroz, que elaborou o Novo Código de Justiça, aprovado pelo Conselho Nacional de Esportes em 23 de dezembro de 2003.
Nildo Teixeira de Melo
Nildo Teixeira de Melo, o Teixeirinha, filho de Pedro de Melo e Otilia Teixeira de Melo, nasceu na cidade de Tubarão no dia 3 de agosto de 1923.
Estudou no Colégio Franciscano Santo Antonio em Blumenau, onde cursou o ensino médio.
Como atleta de futebol defendeu as cores do Esporte Clube Palmeiras na cidade de Blumenau no período de 1944 a 1947 e de 1948 a 1950. No ano de 1957, defendeu o Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro. Em 1951, retornou ao Rio de Janeiro para defender o Bangu Futebol Clube. De 1952 a 1964, Teixeirinha defendeu o Clube Atlético Carlos Renaux de Brusque. Em 1965, retomou a Blumenau para defender o Clube Atlético Olímpico. De 1944 a 1960, Teixeirinha defendeu a Seleção Catarinense de Futebol, no antigo Campeonato Brasileiro de Seleções.
Além das equipes acima relacionadas, teve passagem por diversas equipes, onde era requisitado para atuar em jogos amistosos, tais como Avaí Futebol Clube e Figueirense Futebol Clube, ambos de Florianópolis, Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí, Esporte Clube Cruzeiro de Porto Alegre e Portuguesa de Desportos da cidade de São Paulo, entre outros.
Fora do futebol, Nildo Teixeira de Melo foi funcionário da Rede Ferroviária Federal – Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Também exerceu atividade profissional na INEVEST LTDA – Mercado de Capitais em Blumenau e na Associação de Poupança e Empréstimo de Santa Catarina – APESC.
Outra atividade que Teixeirinha desenvolveu na cidade de Blumenau foi no Lions Clube Cidade Jardim de Blumenau, onde exerceu a Presidência desta entidade.
Várias homenagens foram externadas a Nildo Teixeira de Melo, dentre as quais destacamos: Cidadão Blumenauense, no dia 25 de abril de 1946, pela Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau. Em 1999, a Federação Catarinense de futebol o homenageou com a Taça Teixeirinha. No dia 3 de abril de 2002, o Governo do Estado de Santa Catarina lhe outorgou a Comenda Anita Garibaldi. Teixeirinha também recebeu o Título de Cidadão Brusquense, em 3 de março de 1984, pela Câmara Municipal de Vereadores de Brusque. Em abril de 2004, foi agraciado com a Comenda João Havelange. Em 19 de janeiro deste ano, foi agraciado com o Diploma de Mérito Esportivo, quando da comemoração dos 80 anos de fundação da Federação Catarinense de Futebol; e na mesma data foi contemplado com a Medalha de Mérito oferecida pela Condeferação Sul-Americana de Futebol, pelos serviços prestados.
Em outubro de 2001, foi editado o livro “Teixeirinha o craque eterno”.
Vitélio Jacinto Daniel
Nasceu em 08 de maio de 1948, em Chapecó, Santa Catarina, filho de Basílio Daniel (in memórian) e de Itália Líbia Foleto.
Teve sua iniciação esportiva, quando estudante do Colégio São Francisco na cidade de Chapecó, nas modalidades de Futebol de Campo e Atletismo.
Conclui e Ensino Médio no Colégio Riachuelo em Santa Maria. Ingressou na Universidade em 1971, Colou Grau em Direito 1975, em Educação Física em 1978, Pós-Graduado em Técnicas Desportivas – Atletismo em 1979, pela Universidade Federal de Santa Maria – RS.
Como atleta universitário, participou dos Jogos Universitários Gaúchos de Escolas de Educação Física, na modalidade de Atletismo, nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul no período de 1976 a 1979.
Ainda como acadêmico foi instrutor de Natação na Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria – ADUFSM, em 1977/1978. Instrutor de Atletismo escolar em Santa Maria. Arbitro da modalidade de natação nos JIRGS, de Handebol e Atletismo nos Jogos Escolares Gaúchos 1976 a 1979. Arbitro de Atletismo pela Federação Gaúcha.
No período acadêmico despertou para área de organização e planejamento de eventos. Nos anos de 1976 a 1979, participou como Organizador/Coordenador de vários eventos esportivos na cidade de Santa Maria, como os Jogos de SESI, Jogos Escolares Imembuí, Jogos Escolares de Santa Maria e Gaúchos, Jogos Universitários Gaúchos e Brasileiros – JUBs.
Em 1980, ingressou no magistério na rede de ensino do estado de Santa Catarina, através de concurso publico. Efetivando-se no Colégio São Miguel na cidade de São Miguel do Oeste. Foi professor de Educação Física em diversos colégios publico e particulares.
No mesmo ano assumiu como técnico na modalidade de Handebol de São Miguel do Oeste, participando de todas as edições dos Jogos Escolares e Jogos Abertos, até 1987, e várias edições do Campeonato Catarinense de Handebol masculino.
Ainda no período de 1984 a 1995, juntamente com outros colegas, idealizou, criou, viabilizou eventos na região oeste do estado, Jogos Abertos de SMOeste, Corridas de Rua, Festivais de Atletismo, Futebol de Campo, Voleibol, Dança e outros.
Coordenou Jogos da JECA e Jogos das Cooperativas do estado.
Fundador da Associação de Professores de Educação Física do Extremo Oeste Catarinense em 1984.
Ministrou vários cursos e palestras sobre Handebol e Atletismo para professores de Educação Física da rede publica, na região oeste entre 1984 a 1995, Cursos Especiais para Profissionais Provisionados do Conselho Regional de Educação Física – CREFSC em 2001 a 2004 nas cidades de Chapecó e Joaçaba, Cursos Regionais AS do Esporte em Chapecó, em 2002 e Palestras nas semanas acadêmicas do Curso de Educação Física na UNOESC Campus de São Miguel do Oeste.
Na atividade da arbitragem, (arbitro e coordenação) atuou em dezenas de eventos, das extintas (Coordenação de Desportos, Diretoria de Desporto) e atual FESPORTE, de1983 a 1994.
De 1988 a 1994, foi Arbitro da Federação Catarinense de Handebol.
Em 1986 ingressou na Coordenação de Desporto/SEC, como Orientador Desportivo e posteriormente, Coordenador Regional de Desporto Oeste, pela Fundação Catarinense de Desporto – FESPORTE até 1994.
Foi eleito e integrou o Conselho de Representante, o Conselho Estadual de Desporto – CED, de 1989 a 1994 e 1999 a 2000.
Participou na função de presidente, procurador ou auditor de dezenas de Conselhos de Julgamentos dos Jogos Escolares, Joguinhos, Jogos Abertos, Ligas e outros, em suas diferentes fases de 1986 a 2005.
Foi membro do Tribunal de Justiça Desportiva – FESPORTE de 1989 a 1994 e 2000.
Integrou a equipe que criou o Conselho Estadual de Desporto, Reformulação do Código de Justiça Desportiva, Tribunal de Justiça Desportiva e Comenda do Mérito Desportivo.
Atualmente é Consultor Educacional exercendo suas funções na Secretaria de Desenvolvimento Regional e também professor no Curso de Educação Física da UNOESC Campus de São Miguel do Oeste, nas disciplinas de Organização e Administração Desportiva, Natação e Atletismo.
Ainda atua no Conselho Regional de Educação Física – CREFSC, como Conselheiro, onde faz parte das Comissão de Ética, Legislação e normas, desde de seu reconhecimento, em 1999, reeleito até 2009.
Sociedade Ginástica de Joinville – Deutscher Turnverein Zu Joinville