Eleição: 18 de setembro de 2004
Data: 06 de dezembro de 2004
Hora: 18hs
Local: Centro Administrativo do Governo de Estado de Santa Catarina

César Murilo Barbi

Nascido em 11 de abril de 1946,em Florianópolis, empresário, formado no Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina,em 1976.

Iniciou sua vida esportiva em 1960, como jogador de futebol amador na Associação Desportiva Externato do Colégio Catarinense em Florianópolis.

Convidado, passou, a seguir, a defender a equipe de basquetebol juvenil do Clube Doze de Agosto, conquistando vários títulos citadinos e estaduais na época. Chegou à equipe principal, onde comemorou com amigos grandes conquistas, teve seu maior momento de satisfação quando convocado para a seleção de basquetebol representando Florianópolis nas disputas dos Jogos Abertos em várias cidades catarinenses.

No período de 1968 a 1970 defendeu as equipes de basquetebol do Ipiranga e do Vasto Verde de Blumenau, onde colecionou grandes conquistas.

Morando na ilha, naturalmente interessou-se também pela prática de esportes náuticos, sendo convidado para participar das atividades do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, iniciando a montar uma tripulação na classe Snipe (dois tripulantes), onde destacou-se, ganhando vários títulos regionais e estaduais.

Após vários anos de conquistas na classe Snipe, passou a disputar regatas na classe "lighting" (três tripulantes); obteve grande sucesso nacional, onde destacou-se como campeão brasileiro em 1982.

Participou de Campeonatos Sul-Americanos que alternavam-se de países a cada ano, sempre com a presença da tripulação catarinense representando o Brasil, com destaque para a conquista do vice-campeonato da equipe no Sul-Americano realizado na Argentina.

Participou também dos campeonatos norte-americanos no Texas e Búfalo, e de mundiais, sempre com atuações marcantes.

Em 1982, no Chile, na cidade de Pucon, onde disputou o XI Campeonato Mundial da Classe Lighting, com a participação de 39 países e 54 embarcações, sagrou-se campeão mundial, um feito memorável para a vela Catarinense e Brasileira.

No final dos anos 80, foi eleito Presidente da Federação de Vela e Motor do Estado de Santa Catarina com grande atuação no incentivo à vela e à motonaútica no Estado.

Eleito, em 1990, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, permaneceu por quatro mandatos, gratificado pelo incentivo e pelas grandes realizações náuticas obtidas em Florianópolis.

Pelo seu querido Avai Futebol Clube, foi eleito Presidente do Conselho Deliberativo nos anos 1994 e 1996, onde, com muita honra e presteza, cumpriu o seu mandato.

 


 


Joaquim Arantes de Bem

É Biólogo e Advogado, nasceu em Joinville em 1943, e reside em Criciúma até a presente data.

Na adolescência estimulou a realização de campeonatos de voleibol onde arbitrava as competições. Na década de sessenta, iniciou sua participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina como dirigente voluntário, já que em Criciúma não havia, até então, uma estrutura municipal que viabilizasse a participação da cidade na competição.

Ao final dos anos sessenta, juntamente com outros desportistas, fundou a Associação Praiana de Futebol de Areia, e foi seu presidente até o ano de 1972, sendo a primeira a promover campeonato regular de futebol de praia em Santa Catarina, no Balneário Rincão e Içara.

Em 1970, elaborou o estatuto da Comissão de Esportes de Criciúma e foi seu tesoureiro geral até 1972.

Ainda, em 1970, iniciou sua colaboração junto à Federação Catarinense de Desporto Universitário como dirigente, compondo juntas disciplinares, e atuando como membro titular e Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Universitária.

Em 1973, idealizou, criou, implantou e viabilizou o funcionamento da Escola Superior de Educação Física e Desportos de Criciúma sendo seu Diretor nos períodos compreendidos entre os anos de 1973 a 1978; 1982 a 1983 e 1986 a 1990.

De 1974 a 1982 esteve na Presidência da Comissão Municipal de Esportes de Criciúma, integrando também o Conselho de Representantes, o Conselho de Julgamento e o Conselho Superior de Julgamentos dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Ainda, nesse período, foi Presidente da Liga Amadora Criciumense, onde possibilitou a regionalização das competições da modalidade de Futebol de Salão, com participação dos municípios das Microrregiões Políticas do sul de nosso Estado (AMESC e AMREC).

Em 1977 constituiu a primeira equipe de basquetebol feminino do Estado de Santa Catarina e que, em 1978, representou nosso Estado nos Jogos Universitários Brasileiros, realizados em Natal-RN.

No período de 1983 a 1985, assumiu a Coordenação de Desportos de Santa Catarina - COD, período em que idealizou, criou e implantou os Jogos Microrregionais, municipalizando as atividades desportivas em Santa Catarina, o que serviu de referência para vários estados Brasileiros. Possibilitou a criação de atividades desportivas na área rural, juntamente com os Clubes 4 "S" (jovens da extensão rural); promoveu a Travessia da Lagoa, a corrida da Fogueira, a Primeira Meia Maratona Catarinense, além de estimular as atividades desportivas de iniciação, em todo o interior do Estado e na capital.

Como Coordenador de Desportos foi integrante do Conselho Regional de Desportos/CRD, de 1983 a 1995, onde, também, foi Representante do Conselho Nacional de Desportos/CND.

Em 1984, foi contemplado com a Medalha Comemorativa aos 50 anos da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, por serviços prestados à Educação Física do Brasil.

Em 1984 e 1985 integrou a Comissão Nacional de Reformulação do Desporto Brasileiro, participou da Comissão Nacional que propôs a Política Nacional Para Portadores de Deficiência Física e foi membro integrante da Comissão Nacional que advogava a regulamentação da Atividade Profissional do Professor de Educação Física.

Em 1991 integrou a equipe que propôs a criação do Conselho Estadual de Desportos/CED, o Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Desportos - FESPORTE.

Do ano de 1992 até 2002, integrou as Juntas Disciplinares e Tribunais de Justiça Desportivas das Federações de Voleibol e Atletismo; Membro do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos Abertos Sul-Brasileiros; Membro e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Desportos; Membro auditor do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina.

Integrou a Presidência da Federação Catarinense de Desportos Universitários, no período de 2000 a 2004. É Membro Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária da Confederação Brasileira de Desportos Universitários - CBDU, com mandato até 2006.

 


 


Pedro Paulo Flores

Catarinense, natural de Florianópolis, onde nasceu a 29 de junho de 1939, filho de João da Silva Flores (in memorian) e de Iracema de Miranda Flores (in memorian). Casado há 39 anos, com Bernadete de Carvalho Flores, com quem tem cinco filhos, com formação universitária concluída: Silvia Cristina (Medicina), Ana Heloise (Advocacia), Paulo André (Biologia), Fabio Henrique (Advocacia) e Maria Laura (Educação Física) os quais presentearam com seis lindos netos: Paulo André, Gisele, Lucas, Henrique, Yasmim e Bernardo.

A vida acadêmica sempre foi orientada para a Educação Física, ou complementação desta, assim definidas: Curso de Professor Regente de Educação Física - 1962 - Escola de Educação Física da Policia Militar; Curso Normal de Educação Física - 1964 - Escola de Educação Física do Estado de Santa Catarina (laureado em 1º lugar com média geral de 9,26); Bacharel em Pedagogia - 1967 - Faculdade de Educação - UDESC; Licenciatura em Pedagogia - 1968- Faculdade de Educação - Faculdade de Educação - UDESC; Licenciatura Plena em Educação Física - 1976 - Escola Superior de Educação Física - UDESC.

Na docência, iniciou aos 16 anos, como Professor Substituto de Educação no Grupo Escolar José Boiteux e posteriormente no Grupo Escolar Irineu Bornhausen, no período de 1955 a 1957; Professor Efetivo de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio na Rede Pública Estadual e Privada em Santa Catarina no período de 1958 a 1977 e de 1984 a 1989, salientando a EEB Profª Otilia Cruz, EEF Irineu Bornhausen, EB Lucylha Corrêa Hülse, EEB Aderbal Ramos da Silva, EEB Tânia Mara, EEB Silveira de Souza, Colégio Catarinense.

Professor Titular das cadeiras de Atletismo e Voleibol - 1965 a 1977 - na Escola de Educação Física mantida pela Fundação Educacional de Santa Catarina. Professor das cadeiras de Prática de Ensino de 1º e 2º Graus - 1977 a 1995 - Escola Superior de Educação Física - UFSC. Participação ativa - 1960 a 1995 - em Cursos de Atualização, Aperfeiçoamento, Palestras; membro de Bancas examinadoras em diversas Instituições, bem como Orientação em Grupo de Trabalhos.

Ainda na docência ressaltamos o trabalho como o Precursor da modalidade de HANDEBOL, em estabelecimento de ensino de Santa Catarina no ano de 1962, com o Handebol de Campo no Grupo Escolar Irineu Bornhausen e em 1964, na EEB Aderbal Ramos da Silva, com o Handebol de Salão. Organizou, com a participação da DIDE - hoje FESPORTE, dirigida na época pelo Professor Heber Lebarbechon Poeta, na década de 60, a primeira partida oficial de Handebol do Estado de Santa Catarina, entre as equipes da EEB Aderbal Ramos da Silva (sendo seu técnico) e do Colégio Nossa Senhora de Fátima (dirigida pelo Professor Gipe Alves de Oliveira), sendo esta porfia transmitida pela Rádio Jornal A Verdade - radialista Murilo José - o da camisa amarela (in memorian). Foi o técnico da seleção catarinense de handebol masculino nos Primeiros Jogos Brasileiros em Campinas, São Paulo, e motivado por força maior foi substituído na fase de disputa pelo Professor Geraldo Martins Kindermann.

Foi adepto e divulgador da Educação Física Desportiva, liderada pelo Professor Augusto Listelo, com o qual teve oportunidade de participar de Cursos extensivos em São Paulo e Santos nos anos de 1965 e 1966, sendo este método o sustentáculo para sua metodologia, a partir de 1962.

Exerceu a função de Dirigente Técnico nas seguintes modalidades: Handebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol de Campo, Futsal, Voleibol, Ciclismo, Tênis de Mesa e Bolão em eventos escolares e do SESI, no período de 1962 a 1989. Nos 4º JASC - realizados em Joinville, foi técnico na modalidade de Voleibol Feminino da equipe de Florianópolis.

Na gestão de Rubens Lange (in memorian) exerceu as funções de Diretor Técnico e de Árbitros na Federação Atlética Catarinense.
Coordenador da modalidade de Handebol em eventos da FESPORTE, na FCDU em competições universitárias e na Confederação Brasileira de Handebol em eventos nacionais e internacionais.

Elegeu como menina de seus olhos e dedicou 30 anos de sua vida à Federação Catarinense de Handebol, participando neste longo período, com amor, disciplina, competência, honradez e fidalguia, em diversas funções: desde a Presidência, passando pelas Diretorias Administrativa, Técnica, e de Arbitragem.

 


 


Ronaldo Luiz Schreiner

Nasceu em 26 de novembro de 1948, em Rio Negro - PR. Filho de Pedro Schreiner e Zita Berta Schreiner.

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville em 1972, tendo Especialização em Educação Física Geral pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1975.

Foi Professor de Educação Física do SESC/CA em Florianópolis e do Colégio de Aplicação da UFSC nos anos de 1973 e 1974; do Instituto Estadual de Educação de 1973 a 1976; e Professor concursado do Centro de Educação Física e Desportos da UFSC de 1974 a 1996, período em que lecionou no Curso de Educação Física Universidade do Estado de Santa Catarina, na disciplina de Handebol.

Foi Coordenador da Coordenadoria de Atividades Desportivas do Centro de Desportos da UFSC de 1975 a 1979.

Diretor técnico do Clube Universitário (AAUFSC), de 1975 a 1979.
Diretor do Centro de Desportos da UFSC de maio/79 a março /1980.
Vice-Diretor do Centro de Desportos da UFSC de 1981 a 1984.

Diretor Adjunto do Campus Avançado da UFSC no Projeto Rondon em Santarém - PA, em 1985 e Diretor-Geral em 1986.

Chefe do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da UFSC no período de 1987 a 1991, e Sub-chefe de 1992 a 1995.

Foi atleta de atletismo e basquete nos Jogos Abertos de Santa Catarina de Lages em 1966.

Coordenador local de voleibol nos JASC de Mafra em 1967. Árbitro de atletismo, natação e oficial de mesa do basquete nos JASC - 1970 a 1972.

Atleta de handebol nos Jogos Universitários Brasileiros de Porto Alegre, em 1971, na delegação da Federação Catarinense de Desportos Universitários.

Como Árbitro de basquetebol atuou na Liga Norte-Catarinense em 1971 e 1972, na Federação Atlética Catarinense, hoje Federação Catarinense de Basquetebol, e da Federação Catarinense de Desportos Universitários desde 1973; pertence ao quadro da Confederação Brasileira de Basquetebol e da Confederação Brasileira de Desportos Universitários desde 1979, onde atuou em vários Campeonatos Brasileiros e Jogos Internacionais em diversas categorias.

Diretor de árbitros da Federação Atlética Catarinense no período 1992 a 1995, e da Federação Catarinense de Basquetebol de 1996 a 1999. Foi membro da Comissão Disciplinar da Federação Catarinense de Basquetebol de 2000 a 2001.

Participou, até 1999 de várias edições dos JASC, Joguinhos e Olesc, como árbitro e coordenador de arbitragem na modalidade de basquetebol.

Ministrou vários cursos de iniciação e reciclagem para árbitros e oficiais de mesa na modalidade de Basquetebol.

Conselheiro do CED, representando os árbitros de 1979 a 2003.

Atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física onde é membro da Comissão de Fiscalização e suplente do Conselho fiscal da Federação Catarinense de Basquetebol.


Fundação Municipal de Desportos de Blumenau

Em 13 de dezembro de 1962, foi criada a Comissão Municipal de Esportes (CME) de Blumenau, com objetivo de estimular a prática do esporte amador no município, organizar as competições e coordenar as equipes que representavam a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina e em outras competições.

Em 20 de dezembro de 1989, a antiga CME foi transformada em Fundação Municipal de Desportos, com a missão de desenvolver políticas públicas nas áreas do Esporte Comunitário, Esporte Escolar e Esporte de Rendimento.

Ao longo de sua história a cidade construiu uma estrutura esportiva que a torna referência no esporte catarinense, conquistando por 35 vezes o título de campeão dos Jogos Abertos e diversos outros títulos em competições estaduais e nacionais.

Na área de esporte comunitário, a FMD incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades. Um dos destaques é o programa Esporte de Todos, que oferece atividades esportivas a milhares de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos, em pólos nos bairros. Outro destaque é o recém-revitalizado Parque Ramiro Ruedger. Os usuários que utilizam o local recebem acompanhamento de profissionais, no programa de prescrição e avaliação física.

No Esporte Escolar, a FMD incentiva a prática esportiva entre os alunos das escolas de Blumenau. Uma vez por ano, mais de 8 mil alunos mostram à comunidade, durante os Jogos da Primavera, um pouco daquilo que aprendem nas aulas de Educação Física. Esta competição, com mais de 30 anos de existência, forma as futuras gerações de atletas em Blumenau. A FMD criou um personagem, o Galeguinho, que se identificou e entrou para a história escolar da cidade.
No Esporte de Rendimento, Blumenau é uma das poucas cidades que mantém equipes em todas as modalidades dos Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina. São equipes de futsal, basquete, handebol, punhobol, voleibol, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo, bocha, bolão, caratê, ginástica rítmica, ginástica olímpica, ciclismo, natação e tantas outras, além de participar dos campeonatos das federações esportivas específicas.
Blumenau participa desde 1960, quando da realização dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina. Nos Joguinhos Abertos já conquistou 11 títulos dos 17 disputados.
Com investimento da ordem de R$ 5.000.000,00 ao ano, sendo parte proveniente de recursos orçamentários e de patrocínios, gera inúmeros empregos diretos e indiretos, contribuindo de forma decisiva na formação de cidadãos saudáveis e responsáveis.

© 2013 - Desenvolvimento