Homenageados – 1999

Data: 06.12.99
Local: Castelmar Hotel - Florianópolis


Ademar Américo Madeira

Ademar Américo Madeira nasceu em Florianópolis no dia 05 de agosto de 1922, onde reside a 77 anos e orgulha-se de ser um "manezinho". É Bacharel pela Faculdade de Ciências Econômicas e pela Faculdade de Farmácia e Odontologia, que em 1962 passaram a pertencer aos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina. É Mestrado e Doutorado em Odontologia pela UFSC.

Seu amor pelo esporte, principalmente o atletismo e o futebol amador iniciou a partir de 1935 no Colégio Catarinense, onde conquistou suas primeiras medalhas nos eventos promovidos pelo colégio.

Como atleta de atletismo ingressou no Esporte Clube de Florianópolis, que funcionava no antigo Clube Alemão (Tiro Alemão) em 1936, onde treinava corridas de velocidade e fundo. Neste ano, participou da primeira edição da tradicional Corrida da Fogueira, em Florianópolis, tendo competido em todas as edições realizadas até a presente data.

A partir de 1942 quando o Brasil entrou na conflagração mundial contra a Alemanha, as atividades do Clube foram proibidas, iniciou sua trajetória de atleta "avulso", nunca abandonou seus treinamentos. No período universitário participou de competições entre os cursos, conquistando inúmeros títulos.

A partir de 1987 começou a competir pela Associação Catarinense de Veteranos e Associação de Corredores de Rua de Florianópolis, as quais participou como fundador. Em competições internacionais representa o país desde 1992, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze em provas de 200, 400, 800, 1.500 e 5.000 m, atém dos revezamentos em Torneios realizados em Montevideo, Assuncion, Buenos Aires e Concepción no Chile.

É o mais idoso atleta de atletismo em atividade em Santa Catarina. Um exemplo de garra, amor a vida e principalmente que também no esporte idade não é o limite.

 


 

Hans Werner


Hans Werner nasceu em São Paulo, em 24 de julho de 1947. Adotou Florianópolis aos seis anos de idade. É licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi Professor e Pró-Reitor. Especializou-se em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana em 1988, no Canadá.

Em 1958, iniciou a carreira de atleta na modalidade de basquetebol no Clube Doze de Agosto de Florianópolis, onde foi várias vezes campeão citadino e estadual. Sempre na modalidade de basquetebol, participou dos Jogos Universitários no período de 1967 a 1972, representando a universidade nos eventos estaduais e o estado nos nacionais. Foi atleta da CME de Florianópolis nos Jogos Abertos, entre 1965 a 1973.

Quando deixou de competir em 1975, passou a integrar o quadro de árbitros da extinta Federação Atlética Catarinense - FAC, na modalidade de basquetebol.

Como dirigente esportivo já prestou serviços nos exercícios de: Diretor da Federação Catarinense do Desporto Universitário, Presidente e membro do Conselho Técnico de Basquetebol da Federação Atlética Catarinense - FAC, Presidente da Comissão Municipal de Esportes de Curitibanos, Secretário Executivo da CME de Florianópolis em 1985, Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Secretário Executivo da CCO dos JASC de Florianópolis em 1994, Presidente do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Futebol de Salão de 1982 a 1998.

Na justiça desportiva, já foi integrante dos tribunais de justiça desportiva da Fundação Catarinense de Desportos - Fesporte, da Federação Catarinense de Basquetebol, além de participar como membro de conselhos de julgamento. Na Federação Catarinense de Volley-Ball, atua na função de Procurador.

Atualmente preside a Federação Catarinense de Futebol de Salão pela segunda vez, cargo para o qual foi eleito para o mandato 1998/2001.

 


 

José Bonifácio Telles

José Bonifácio Telles - J.B. Telles, como é conhecido por todos, nasceu em Rio do Sul, em 05 de junho de 1945. Como atleta iniciou no infanto-juvenil do Grêmio, de Porto Alegre, em 1959; voltou para sua cidade e ajudou a fundar o Clube Atlético Riosulense. Em 1961, chegou a Gaspar para atuar no Tupy, mas deixou de lado o sonho de ser jogador de futebol pelo amor ao jornalismo esportivo, iniciando como repórter da Rádio Clube, local.

Desde então percorreu mais de uma dezena de emissoras nacionais. Nereu Ramos, de Blumenau; Mirador e Difusora de Rio do Sul; Clube e Diário da Manhã, de Lages; Cultura e Colon, de Joinville; Cabugí e Potí, de Natal; Diário da Manhã, Guarujá e Rádio Jornal A Verdade, de Florianópolis. Em 1977, foi para a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, retornando para Florianópolis em 1979 para assumir suas funções na RBS TV, da qual foi o primeiro locutor esportivo. Mais tarde aumentou sua participação na empresa, integrando a equipe do Diário Catarinense, a partir de 1986.

Sua experiência internacional começou em 1982, quando foi indicado pelo Conselho Nacional de Desportos para acompanhar a seleção catarinense de futebol em excursão para a Malásia e Emirados Árabes. Depois seguiram-se trabalhos no Japão, Argentina, Bolívia, África do Sul, Noruega, Holanda, Espanha, Arábia Saudita, as Copas América: do Chile, Equador, Uruguai e Paraguai; as Copas do Mundo na Itália, Estados Unidos e França e o Torneio de Tênis de Roland Garros, em Paris, vencido por Gustavo Kuerten.

Em 1965, foi pela primeira vez aos Jogos Abertos, em Brusque, competição que tem acompanhado com regularidade, o que o torna o jornalista com o maior número de eventos cobertos. Por 12 anos consecutivos, foi apresentador dos cerimoniais do evento.

Em 1976, ingressou no serviço público estadual, na Secretaria da Educação, onde por 10 anos foi assessor de comunicação social. De 1986 a 1990, atuou na Secretaria da Cultura e Desporto, retornando à educação onde foi para a Coordenadoria de Desportos, ali ajudando a criar a Fundação Catarinense de Desportos e o Conselho Estadual de Desportos.

Foi membro do Conselho Estadual de Desportos por duas vezes, integrando a Comissão de Legislação e Normas.

É presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina ACESC), vice-presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE) e membro da AIPS - Associação Internacional da Prensa Sportiva, com sede em Budapeste, na Hungria.

 


 

Marino Tessari


Marino Tessari é catarinense de Ipoméia (Videira), nascido a 02 de abril de 1952. É Professor de Educação Física, licenciado em 1976 e Pós-Graduado em 1982 pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Como atleta participou dos Jogos Universitários Catarinenses e Jogos da Educação Física na modalidade de atletismo. Foi membro da comissão técnica da Federação Catarinense do Desporto Universitário - FCDU nos Jogos Universitários Brasileiros, em 1976.

Foi professor de Educação Física do quadro do Magistério Estadual de 1974 a 1976, fez parte da Diretoria da FCDU de 1975/77; foi membro do Conselho Estadual de Desportos - CED de 1992/93 e vice-presidente no período de 1996/97; dirigiu o Campus Avançado da UDESC - Projeto Rondon, em Itaituba no Pará, de 1977 a 1981; presidiu a Associação dos Profissionais de Educação Física 1994/1998, onde hoje exerce o cargo de vice-presidente.

No Centro de Educação Física e Desportos - CEFID/UDESC iniciou sua carreira em 1977 como Professor de Voleibol, lecionando também Prática de Ensino e Estágio em Desportos. Foi diretor assistente de Pesquisa e Extensão, e de Ensino; diretor-geral entre 1990/1993, membro do Conselho Universitário e de Centro. É Membro do Conselho Superior da Fundação Jerônimo Coelho, Anhatomirim TV Educativa. Atualmente leciona a disciplina de Estágio e Atividade Física e coordena os estágios do CEFID/UDESC.

É batalhador pelas causas da Educação Física, ocupando o cargo de primeiro secretário do Conselho Federal de Educação Física, e um dos responsáveis pela implantação recentemente do Conselho Regional dos Profissionais de Educação Física de Santa Catarina.

 


 

Renato de Mello Vianna

Renato de Mello Vianna, é Blumenauese de nascimento e coração, desde a adolescência Renato Vianna, 55 anos, esteve envolvido com o esporte. Já aos 14 anos de idade, iniciou a carreira de jogador de futebol atuando pela equipe de juvenis do Palmeiras Esporte Clube, de Blumenau. Aos 17 anos chegou aos profissionais do mesmo clube e, a partir do ano 1962, passou a estudar em Florianópolis, transferindo-se para o Avaí Futebol Clube, equipe em que atuou até 1967.

Encerrou a carreira de jogador prematuramente para dedicar-se aos estudos, concluindo o curso de Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Filho de Abelardo e dona Ely, Renato Vianna ingressou na política. Eleito prefeito de Blumenau em 1978, no ano seguinte sediou os Jogos Abertos de Santa Catarina, considerado um dos maiores de todos os tempos, e sua administração investiu pesado no amadorismo, estabelecendo parcerias com os clubes da cidade e multiplicando o número de quadras de esportes nas escolas e centros sociais para estimular o desenvolvimento das mais diversas modalidades.

Como Deputado Federal lutou sempre em favor das causas esportivas e, em 1993, quando retornou à Prefeitura de Blumenau, fez questão de sediar os Jogos Escolares de Santa Catarina, dois anos depois. Colocou a cidade à disposição para sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina de 1996. Construiu o primeiro parque público da cidade numa homenagem ao ex-prefeito e emérito desportista Ramiro Ruedger. No último mandato, entre 1993 a 1996, investiu 8,4 milhões no esporte da cidade de Blumenau, sendo considerado até hoje como o homem público que mais investiu no esporte naquela cidade.

© 2013 - Desenvolvimento