Homenageados – 1994

Data: 06.12.94
Local : Palácio Santa Catarina


ALEXANDRE MUNIZ DE QUEIROZ

Nasceu no dia 07 de abril de 1916 em Valença, Estado da Bahia, onde cursou a Faculdade de Direito em 1940. Casou-se em primeiras núpcias com a professora Dulce Fernandes, de cujo casamento teve sete filhos: Maria Perpétua, Antônio Diomário, Enéas Jeremias, Luiz Lafaiete, Luiz Fernando, Maria Tereza e Luiz Paulo. É avô de 21 netos.
Com o falecimento de sua esposa em 1983, residiu por um ano em Florianópolis e, em 1984 casou-se em 2ª núpcias com Ivete Mariana Antonucci Thomé, passando a residir em São Paulo, onde continua exercendo a profissão de advogado, embora faça questão de dizer que, para todos os efeitos legais, seu domicílio jurídico continua sendo Joaçaba, onde residiu desde 1947 quando veio da Bahia para Santa Catarina, sendo nomeado Promotor Público daquela Comarca.
Exerceu - em Joaçaba, por 18 anos as funções de encargo do Núcleo Regional do SESI; Fundou o Lions Clube, sendo seu 1º Presidente, fundou a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, da qual também foi presidente; Foi fundador do Clube de Xadrez de Joaçaba, do qual é presidente de Honra Perpétuo.
Foi presidente da delegação de Joaçaba dos II aos VII Jogos Abertos de Santa Catarina; e presidente dos VIII realizados em Joaçaba, em 1967.
Tem disputado todos os Jogos Abertos, desde 1960 em Brusque, quando já se classificou campeão da modalidade. Sempre representando Joaçaba foi campeão oito vezes, vice - 5 vezes e 3 vezes medalha de bronze. No ano passado disputou apenas os Regionais em Caçador, porque, pela primeira vez em 33 anos, Joaçaba não se classificou para as finais, em Tubarão. Este ano novamente classificado para as finais, disputou em JASC os nossa Capital.

 


 

ARTHUR SCHLÖSSER

"Pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina".
Nasceu em Brusque - SC em 26/05/1916 e faleceu em 28/10/1969.
Casou com Regina Scheidemantel, e teve os filhos Roberto (já falecido) e Elisa.
Formado em Fiação e Tecelagem, iniciou as atividades na Cia. Industrial Schlosser em 01/10/1941, e chegou a ocupar o cargo de Diretor Superintendente.
Foi Presidente do Rotary Clube de Brusque na gestão 1955/56.
Foi Presidente da S. E. Bandeirante, e sempre participou da sua Diretoria e Conselho Deliberativos.
Jogou Futebol no Sport Clube Brusquense, depois Clube Atlético Carlos Renaux.
Foi atleta da S. E. Bandeirante nas modalidades de Ginástica, Punhobol, Tênis, Vôlei e Basquete.
Participou da criação e incentivo o intercâmbio com Clubes de São Paulo, Joinville e Blumenau, através da S. E. Bandeirante.
Criou os Jogos Abertos de Santa Catarina em 1960 com a primeira realização em Brusque, sendo Presidente da Comissão Central Organizadora, e posteriormente participou do Conselho Técnico por vários anos.
Em 1956 Arthur Schlösser esteve em São Paulo e na oportunidade já iniciou os estudos para a criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, inteirando-se sobre a competição paulista.
Em 1957,1958 e 1959 custeou parte da ida das equipes da S. E. Bandeirante e de desportistas aos Jogos Abertos do Interior de São Paulo com a finalidade de obter mais subsídios para que tivesse condições de criar os Jogos Abertos de Santa Catarina.
O grande mérito de Arthur Schlösser não ficou tão somente na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, mas sim na sua dedicação e consideráveis gastos para que a competição não sofresse solução da continuidade.
O Ginásio de Esportes da S. E. Bandeirante, inaugurado em 1965, foi iniciativa de Arthur Schlösser, que destinou substancial auxílio para sua construção, não tendo Arthur aceitado que fosse colocado seu nome ao Ginásio de Esportes, conforme era vontade da Diretoria e do Conselho Deliberativo da S. E. Bandeirante.

 


 

BRUNO APPEL

Nascido em Brusque - SC, em 09/04/1923.
É casado com Dona Carmina da Silva Appel e tem três filhos: Gilson Gustavo, Carlos Rogério e Marcelo.
Fez parte da equipe de Arthur Schlösser que criou em Brusque em 1960 os JOGOS ABERTOS.
Foi atleta de voleibol, handebol e basquetebol, na S. E. Bandeirante de Brusque.
Foi técnico e jogador de futebol de C. E. Paysandu de Brusque em 1959, sagrando-se campeão da Liga Desportiva Brusquense.
Foi técnico de Voleibol da S. E. Bandeirante de 1948 a 1980.
Foi técnico da equipe feminina de voleibol de Brusque que participou dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo em 1957, 1958 e 1959.
Nos campeonatos estaduais, foi campeão por Brusque, como técnico de 1948 a 1950 e de 1952 a 1970.
Técnico da seleção catarinense em 1949.
Nos Jogos Abertos, foi campeão de 1961 a 1967 e de 1969 a 1971, vice-inúmeras vezes, inclusive em 1960 e 1968.
Em 1963, nos Jogos Abertos de Minas Gerais, com a equipe feminina da S. E. Bandeirante, foi vice -campeão.
Dirigiu a seleção catarinense juvenil em 1968, na disputa do Campeonato Brasileiro Feminino.
Em 1969 dirigiu a seleção estudantil catarinense na disputa do Campeonato Brasileiro.
Em 1977, foi técnico da seleção universitária de Santa Catarina de voleibol masculino adulto, na disputa dos Jogos Universitários em Natal.
Em todas as duas atividades, como atleta ou técnico, nunca recebeu qualquer remuneração ou gratificação.

 


 

ETELVINA THEREZINHA PINTO

Nascida em Rio Azul - PR, em 21/12/39, teve sua escolarização iniciada em Rio Negro/PR, tendo feito o curso normal na Escola Secundária NOVO ATENEU, na cidade de Lapa - PR. O curso de Regente em Educação Física na Escola da Polícia Militar em 1962 e em 1972 o curso Superior na Escola de Educação Física e Desportos em Joinville - SC.
Participou dos cursos: Recreação para a Escola Primária/ de Preparação Técnica e Tática de uma equipe de basquetebol; Danças; Formação e expressão corporal;
II Curso Internacional de E. F.
De Aperfeiçoamento: Para professores de E. F.; em diferentes modalidades esportivas; Para professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau; Para professores do 2º grau; Planejamento e Avaliação em E. F.; De Atualização: Para Orientadores de Educação Física; Em Educação psicomotora; Iniciação Desportiva; Metodologia da E. F. e atividades rítmicas; Como atleta participou dos 1ºs JASC em Brusque; Como técnica de 1966 a 1968; Como coordenadora dos JASC nas modalidades de Atletismo e Tênis de campo de 1970 a 1991; Participou da organização e direção: do XX e do XXIº Campeonato Brasileiro Infanto - Juvenil e da Juventude de Tênis em Joinville em 1971. Em Pelotas - RS, em 1972 do Campeonato Brasileiro de Tênis adulto, em Curitiba - PR, em 1971; Do Brasileiro Infanto - Juvenil em Campinas - SP, em Porto Alegre - RS, em São Paulo - SP; em Salvador - BA e em Brasília -DF; Do Campeonato Brasileiro de Veteranos, em Blumenau; Do Sul Americano em Brasília; Do Brasileiro Aberto Adulto em Salvador - BA; Do Campeonato Sul Americano da Juventude em Brasília e do Campeonato Brasileiro Aberto de Tênis no Rio de Janeiro.
Professora de Educação Física da rede de ensino estadual de 1962 a 1978; Chefe da divisão de Educação Física e Desportos da 8ª UCRE; Mafra - de 1978 a 1987; Ministrou aulas de recreação e jogos na pré-escola - curso de estudos adicionais; Curso de recreação e jogos para professores do pré - escolar e curso de aperfeiçoamento em dança e recreação para professores de 1ª a 4ª séries.
Também foi monitora de Colônia de Férias, participou da criação e implantação do Festival do Folclore na 5ª UCRE em Joinville, e de ter participado como Adjunta de coordenação de Tênis dos XV Jogos Escolares Brasileiros em Brasília.

 


 

FAUSI JOSÉ MIGUEL

Nascido em Biguaçu - SC, casado com Dona Egydia Machado Miguel, pai de 4 filhos: Luiz Carlos, Samir, Liliane e Anamaria.
Desde os tempos de Colégio Catarinense dedicou-se a prática desportiva, nas modalidades de basquete e futebol; junto com estudantes e colegas do Banco do Brasil, construiu a 1ª quadra de vôlei e basquete de Chapecó.
A partir de 1963, residindo em Joinville, iniciou sua participação nos Jogos Abertos de Santa Catarina que continua até os dias de hoje.
Em 1965 participou da Fundação da Comissão Municipal de Esportes de Joinville, hoje Fundação. Em 1969, por inspiração do desportista Werner Siebert, juntamente com outros colegas do Banco, foi criada a Jornada Esportiva Catarinense de AABBs, visando congregar em uma competição todos os funcionários de Santa Catarina. Estes Jogos inspiraram a Federação Nacional das AABBs a realizarem uma competição nos mesmos moldes a nível nacional.
Teve participação ativa neste evento que no próximo ano terá sua 25ª edição, na cidade de Blumenau, onde iniciou.

 


 

FIDÉLIS BACK

Nascido em Florianópolis - SC, em 01/08/1926.
Profissão Contador - Atualmente aposentado e orquidófilo. Sua atuação no Desporto inicia no Ideal de Curitiba - PR, onde foi fundador e atleta; Também fundador, Presidente e atleta do Ideal Esporte Clube de Forquilinha; Vencedor de Corridas de Resistência e Tiro de Guerra; Atleta do Ouro Preto Esporte Clube de Criciúma; Supervisor do Conselho Municipal de Esportes de Criciúma; Representante da Região Sul na Divisão de Educação Física; Membro do Conselho Regional de Desportos; e coordenador da COD nos anos de 1982 e 1992.

 


 

GOMERCINDO LUIZ PUTTI

Filho de José e Josefina Putti, nascido em 05/05/1942 em Erechim - RS, casado com a Sra. Anamir teve 5 filhos: Luiz Roberto, Everaldo José, Gisele Terezinha, Márcia Elisa e Silvio Roberto.
Foi atleta de futebol no Grêmio Esportivo Marcelinense, Ferroviário, Ipiranga de Erechim, Flamengo de Caxias, Sadia de Concórdia, Independente de Chapecó e Atlético Clube de Chapecó.
Foi presidente:
Da liga esportiva Chapecoense, da Comissão Municipal de Esportes, da Comissão Central Organizadora dos JASC/ 75, da Associação Chapecoense de Futebol, do Clube Esportivo e Recreativo Coronel Bertaso.
Vice - Presidente: da Federação Catarinense de Judô e da Federação Catarinense de Bocha e Bolão;
Coordenador esportivo da 1ª e 2ªs EPAFI; E coordenador regional da Federação Catarinense de Futebol;
Membro do Conselho Técnico dos JASC, do Conselho de Representantes - Região Oeste, do Conselho Regional de Desportos, do Conselho Fiscal da Federação de Futebol de Salão e Membro efetivo do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Futebol;
Fundador da Associação Chapecoense de Futebol;
Diretor de Esportes do Clube Recreativo Chapecoense;
Interventor da Liga Chapecoense de Futebol.

 


 

LUIZ ALBERTO ZIPF

Nascido aos 20/09/1937, na cidade de Itajaí - SC.
Filho de: José Zipf e Maria Pessoa Zipf.
Casado com Dona Marlene Leite Zipf.
Filhos: Luiz Carlos Leite Zipf, Paulo Roberto Zipf e Maurício Leite Zipf.
Dirigente:
Integrante da diretoria da CME (Comissão Municipal de Esportes) de Blumenau por 21 anos. Foi seu presidente nos anos de 1979/80/82/84 e 89;
Presidente da Comissão implantadora da FMD - Fundação Municipal de Desportos de Blumenau; Foi Diretor Geral em 1990, 1991 e 1992; Idealizador da JECA ( Jornada Esportiva Catarinense das AABBs) já na sua 5ª edição, modelo de competição em outros estados brasileiros e origem das JERAB E JENAB - Jornadas Regionais e Nacional das AABBs - Associações Atléticas do Banco do Brasil; Sócio fundador e primeiro presidente da ADBLU, Associação Desportiva de Blumenau;
Sócio fundador e Dirigente da CORBLU - Clube de Corredores de Rua de Blumenau, que em 1987 criou a Maratona de Blumenau, já em sua VIII edição;
Dirigiu a delegação de Blumenau eu oito JASC sendo por sete anos campeão e uma vez vice-campeão; Dirigiu igualmente a delegação de Blumenau em quatro Joguinhos Abertos, sendo três vezes campeão e uma vice - campeão;
Atleta:
Futebol de Salão;
Integrou a seleção de Blumenau nos JASC de 1992;
Foi campeão blumenauense representando a AABB de Blumenau;
Atletismo:
Vice - campeão brasileiro na JENAB, em Blumenau;
Campeão em sua categoria, em corridas rústicas no Bela Vista Cauntry Clube de Blumenau e Grêmio Esportivo Olímpico - Blumenau;
Representando a AABB de Blumenau praticou as modalidades de: Tênis de mesa, voleibol e basquete;
Homenagens:
Em 1984 recebeu na Câmara Municipal de Blumenau, homenagem por sua dedicação ao desporto amador;
Em 1991 recebeu o troféu "O Jornaleiro" como dirigente;
Destaque desportivo do ano, promovido pelo Jornal " A Noticia" .

 


MURILLO BARRETO DE AZEVEDO

 

Filho de Joaquim Narciso de Azevedo e Cecília Barreto de Azevedo, natural de Curitiba - Paraná.
Nascido no dia 12 de novembro de 1922.
Advogado. Professor de Educação Física; Técnico Desportivo em Basquetebol e Voleibol; Fundador e primeiro Diretor da Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville - UNIVILLE.
Sua escolarização no primeiro e segundo graus foi no Colégio Iguaçu, de Curitiba.
A Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Educação Física e Desportos do Paraná, em 1949.; Curso técnico desportivo em Basquetebol, voleibol e atletismo, pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos do Brasil - Rio de Janeiro em 1950 e 1951; Bacharel em Direito pela faculdade de Direito da Universidade do Paraná em 1951.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS: Professor de Educação Física nas seguintes instituições: Colégio Iguaçu - Curitiba - PR; Ginásio e Escola normal no Colégio Divina Providencia de Jaraguá do Sul.; Faculdade de Ciências e Administração de Joinville; Faculdade de Estudos Sociais de Jaraguá do Sul; Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville. Escola Superior de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina; Faculdade de Educação Física e Desportos de Blumenau; Publicou - Educação Física na Escola Primária, em 1970 - editado para Fundação Joinvillense de Ensino.
Cursos, Seminários, Estágios Técnicos em:
Recreação, E.F. generalizada, ginástica natural austríaca, iniciação musical, danças folclóricas, elementos de recreação, ginástica jazz, organização de difusão da E. F. e dos esportes, formação física de base, handebol, fundamento do basquete, psicologia do adolescente; Participou dos X e XI Jogos Universitários Brasileiros como assessor do Depto técnico; Membro do Conselho Técnico dos III JASC; Organização e direção no XX Campeonato Brasileiro de Tênis infanto juvenil; Assessor técnico e arbitro geral nas Jornadas Esportivas Catarinenses da AABB; Fundador presidente, vice e secretário da Liga Jaraguaense de Desportos; Presidente, vice-orador e Diretor de Esportes Amadores do Clube Atlético Baependi - Jaraguá do Sul; Primeiro Presidente da Comissão Municipal de Esportes, Assessor do Depto de educação para assuntos de Educação Física e recreação na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul; árbitro Internacional de Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo - Árbitro da Federação Catarinense de Atletismo,; Árbitro de natação da Federação Aquática de Santa Catarina - atuou como árbitro geral de Atletismo, natação e ciclismo dos JASC; Árbitro de atletismo e dirigente dos III aos XXXIV JASC.
Fez parte do Conselho Regional da União dos Escoteiros do Brasil; do Conselho Regional de Desportos de 1976 a 1979; Do Conselho Superior de Julgamento como Presidente de 1977 a 1979; Membro e ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Fesporte desde sua criação.
ATIVIDADES DESPORTIVAS: Início da vida desportiva em 1936 como atleta da Sociedade Ginástica de Joinville; Atleta campeão de voleibol e, 1946 - da Federação Desportiva Paranaense; Integrante da seleção paranaense de voleibol no Campeonato Brasileiro em 1947, e da equipe de voleibol que participou dos XI Jogos Universitários Brasileiros em 1948.
ATIVIDADES JORNALÍSTICAS DESPORTIVAS:
Enviado especial da Associação dos Cronistas Desportivos de Joinville e de JS, aos XIX Jogos Olímpicos Internacionais, no México em 1968; Colaborador do Jornal Correio do Povo - JS;
RECEBEU: O Título de "PAI DOS ESPORTES AMADORES DE JARAGUÁ DO SUL" outorgado pela Associação dos Cronistas Esportivos de JS - 1973; Destaque Esportivo - c/ o Troféu O JORNALISTA, do jornal A Notícia de Joinville, em 1972/73 e 1991.

 


 

RUBENS LANGE

Nascido em Florianópolis - SC, em 21/03/1924.
Atuou como goleiro no Bocaiúva em 1938, no Avaí Futebol Clube em 1939 e na Associação Desportiva Colegial.
Técnico de Basquetebol renomado, atuou no Clube 12 de Agosto de 1954 a 1964;
Foi técnico da Seleção Catarinense de Basquetebol, por diversas vezes;
Participante do Campeonato Brasileiro de 1953 a 1959 e em 1962;
Técnico da Seleção Universitária na disputa dos Jogos, em Porto Alegre e Fortaleza; Da seleção de Joinville nos JASC de Rio do Sul; De diversas seleções regionais, visando a participação nos JASC; Da seleção de Florianópolis nos Jogos Abertos de Blumenau em 1962; Da seleção de Blumenau, premiado com a medalha de prata nas modalidades de Voleibol e Basquetebol nos JASC em Brusque em 1965; Medalha de bronze com a seleção de Blumenau nos JASC em Lages em 1965; Medalha de ouro cm a seleção de Blumenau no Torneio de aniversário de Brasília; Medalha de Bronze com a seleção de Lages, nos JASC em Concórdia, em 1970; Em 1969 foi técnico da seleção de Lages, na disputa dos JASC, em Joinville;
Medalha de bronze nos JASC em Itajaí em 1972, com a equipe da mesma cidade; Também foi, técnico da S. E. Bandeirante de Brusque e da Associação Desportiva Colegial;. Membro fundador: da Associação Desportiva Colegial - na década de 40 e do Clube Universitário da UFSC, sendo também técnico da equipe nos anos 1974/75 e 1976; Membro do quinteto idealizor dos JASC - ; Da comissão organizadora dos 1ºs aos 5ºs JASC de 60 a 64; Foi Presidente do Ubiratan Esporte Clube; do Avai Futebol Clube; da Comissão Municipal de Esporte de Florianópolis em 1975, da Federação Atlética Catarinense de 1977 a 1982; Participou do curso de basquetebol no Rio de Janeiro em 1959, por ocasião da realização do Campeonato Mundial; Curso de novas técnicas de basquetebol na mesma cidade em 1963; Ministrou o 1º curso de extensão cultural da Escola Superior de E. F. de Joinville; De diversas palestras sobre basquetebol e esporte amador em escolas e colégios; com a colaboração de Hans Werner e Gilberto Vaz, fundou o departamento de basquetebol da AABB de Florianópolis. ; Até a presente data compareceu a todas as edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

© 2013 - Desenvolvimento