DATA DA OUTORGA:  07 de dezembro de  2009
HORA:  19 horas
LOCAL: Hotel Cambirela - Florianópolis


Artur Novaes

Arthur José Novaes

Nascido em 11 de setembro de 1956, na cidade de Rio do Sul.
A história desse desportista iniciou-se aos 14 anos de idade, quando começou a praticar o voleibol. Depois de formado, em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, até aos 29 anos, exerceu a atividade de professor, ensinando atletismo e voleibol nas escolas.

A partir de 1985, a trajetória mudou. Como não tinha ginásio adequado para jogar os campeonatos, Artur Novaes resolveu fundar o Clube Escolar Barão do Rio Branco, que foi a primeira escola a participar da Federação Atlética.

A partir daí, Artur Novaes foi acumulando títulos: foi campeão em todas as categorias, desde a pré-mirim até a adulta e como técnico da Federação, ganhou vários Campeonatos Brasileiros de Seleções.

Para o técnico, o título mais importante foi em 1995, nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Como dirigente, foi Presidente do Clube Escolar Barão do Rio Branco nos períodos de 1987 á 2006. Presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina nos anos de 2005 e 2006.

Atuou como membro do Conselho Estadual de Desportos, em 1998. Foi conselheiro da Federação Catarinense de Voleibol nos anos de 2003 á 2005. Atuou como coordenador do Departamento de Educação Física da FURB nos anos de 1989, 1990, 1991, 1998, 1999, 2000, 2004 e 2005.

Com 53 anos de idade, Artur Novaes continua respirando voleibol 24 horas por dia dividindo seu tempo entre as coordenações de Esportes e do curso de Educação Física da FURB e ainda colabora no projeto da Associação Blumenauense Pró-Volei.


benhur

Benhur Rosado Sperotto

Nasceu na cidade de Ijuí – RS, no dia 25 de junho de 1948.

Cursou a faculdade de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1972.

Benhur começou no esporte como atleta das modalidades de voleibol e atletismo. Sendo que no voleibol sagrou-se campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina dos anos de 1973 e 1974, e vice-campeão nos anos 1975,1979 e 1980. Já no atletismo foi medalha de prata no salto triplo, também nos Jogos Abertos.

Como técnico de voleibol, obteve diversos títulos estaduais, nacionais e até internacionais importantes tais como: Campeão Sul Americano de Clubes – Buenos Aires, 3º lugar Liga Nacional, Campeão Brasileiro Juvenil 2003 – Belo Horizonte, Campeão Brasileiro da Liga Nacional, Vice-Campeão Brasileiro Copa do Brasil, Campeão Brasileiro Infanto-Juvenil Seleção Catarinense, entre outros.

Como dirigente, Benhur Sperotto, atuou nos anos de 1999 e 2000 como supervisor técnico da Intelbrás de São José, exerceu a função de superintendente da Fundação Municipal de Desportos de São José em 2000 e supervisionou as equipes de voleibol de Jaraguá do Sul.

Dentre suas atuações pelo esporte, atuou ainda como conselheiro do Conselho Estadual de Desportos – CED/SC, foi professor de Educação Física do estado de Santa Catarina por 26 anos.

Atualmente, é professor de Educação Física e técnico de voleibol da Prefeitura Municipal de Chapecó, professor de Educação Física no curso de pedagogia da UNOESC – Chapecó.


Vilarinho

Joaquim Mires Villarinho Júnior

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, em 1973, e em Educação Física pela UNIVILLE em 1974.

Nascido em 09 de agosto de 1949 na cidade de Paranaguá, no Paraná. Começou sua história no esporte atuando como atleta de basquetebol da Seleção Paranaense Juvenil. Logo depois, aos 27 anos foi técnico de Seleção Catarinense de basquetebol dos Jebs, em Porto Alegre.

Como dirigente esportivo, Villarinho, atuou como técnico de basquetebol em Joinville nos anos de 1974 e 1975. Em 1975 a 1978, foi assessor técnico da DED/SC – Florianópolis. Atuou como assessor técnico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Foi Presidente da Associação Desportiva Colegial – Colégio Catarinense e Diretor de Esportes e por último, exerceu a função de superintendente da Federação Catarinense de Desporto Universitário – FCDU.

Exerceu ainda, funções que fizeram com que o esporte catarinense fosse reconhecido ainda mais tais como: Presidiu a Federação Catarinense de Ciclismo; coordenou como técnico dos Jogos Abertos de Tubarão em 1976, de Blumenau em 1979, de Itajaí em 1982, de Concórdia em 1984.


Odilon Maia Martins

Odilon Maia Martins

Natural de São Francisco do Sul, nasceu em 09 de março de 1929 vindo para Florianópolis em 195. Possui o curso técnico em propaganda.


No esporte, fez sua carreira como atleta de basquetebol na cidade de Joinville no ano de 1948, no Clube Ginástico. Em 1953, foi campeão de natação nas provas de 100 e 200 metros . Na época, era Federação de Esportes Náuticos presidido pelo Dr. Ari Pereira Oliveira.
Como remador master é o maior laureado catarinense, brasileiro e sul-americano pois, venceu todas as provas em que esteve participando.

Na atuação como dirigente esportivo presidiu a Federação de Remo do Estado de Santa Catarina.

Hoje, Presidente da Associação dos Remadores Masters de Santa Catarina e vice-presidente do Clube de Regatas Aldo Luz, tradicional reduto da história do remo de Florianópolis e do Estado, Odilon reina absoluto na categoria master. “O importante é que nunca parei”, diz ele, que foi 13 vezes campeão mundial master em competições realizadas pela Federação Internacional de Remo, a FISA, em diversos países: Alemanha, França, Espanha, Hungria, Praga, Scotland, Canadá e Estados Unidos.

Sua primeira participação em competições foi em Miami – USA, em 1991 e sua última competição foi em Viena na Áustria, em 2009.

Odilon, foi o primeiro atleta na competição de barco na categoria A-8; Foi o primeiro colocado no barco skiff (um remador) na categoria de 80 anos.

Odilon Maia Martins, é sem dúvida o maior embaixador catarinense, divulgando nosso estado seja no Brasil, seja nas Américas e principalmente na Europa, nos diversos campeonatos em que participou.

Este ano ainda se prepara para sua próxima competição, o Mundial de Master, na categoria 80 anos no Canadá, em 2010.


salomao Ribas

Salomão Ribas Júnior

Nasceu aos 24 de abril de 1945, em Caçador/SC. Começou no rádio em sua cidade natal, profissionalizou-se como jornalista e trabalhou em Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro.

Na capital catarinense, se destacou como locutor esportivo e criador de um novo estilo de transmissões esportivas, com a Equipe Jovem na Rádio Anita Garibaldi.

Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1972, voltou-se para a carreira política onde tem desempenhado diversas funções públicas. Escritor e titular da Cadeira nº 38 da Academia Catarinense de Letras.

Salomão, foi deputado da Assembléia Legislativa de Santa Catarina na 10ª legislatura (1983 – 1987) e na 11ª legislatura (1987 — 1991), como suplente convocado, eleito pelo Partido Democrático Social (PDS). Em 1990 renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Salomão Ribas Júnior, exerceu a função de Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Secretário de Estado da Educação; Secretário de Estado da Casa Civil; Secretário de Estado da Saúde e Promoção Social (interino); Consultor Geral do Estado; Secretário de Estado de Imprensa (interino); Vice-Presidente e Presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Hoje, aos seus 64 anos é conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina.


Associacao chapecoense

Associação Chapecoense de Futebol

O clube surgiu em uma época em que o futebol amador em Chapecó estava adormecido.


O município não dispunha mais de clubes como o Atlético Clube Chapecó, o Independente Futebol Clube, o Grêmio Esportivo Comercial, o Guairacá Futebol Clube, entre outros. Alguns desportistas estavam decididos a reativar o futebol em Chapecó, fundando um novo clube. Até que no dia 10 de maio de 1973, na loja de confecção de Heitor Pasqualotto, localizada na avenida Getúlio Vargas, ele e mais Alvadir Pelisser e Altair Zanella, torcedores do Independente, e Lorário Immich e Vicente Delai, fãs do Atlético Chapecó, resolvem propor a fusão dos dois antigos clubes. Assim nasceu a Associação Chapecoense de Futebol.

O primeiro título estadual veio em 1977, com a vitória sobre o Avaí por 1 a 0. Esta conquista proporcionou que em 1978 e 1979, a Chapecoense disputasse o Campeonato Brasileiro da Série A, ficando na 51ª e 93ª posições, respectivamente.

A Chapecoense conquistou o bicampeonato catarinense em 1978 ganhando do Joinville, mas o título só durou um mês. Em uma manobra da justiça, retiraram o título da Chapecoense e deram para o Joinville.

Em 1991 o bicampeonato escapou novamente diante do Criciúma, quando a equipe perdeu por 1 a 0 a final no Heriberto Hülse.

A Chapecoense conquistou o bicampeonato em 1996, derrotando na grande final o Joinville. Foram 26 jogos, com 15 vitórias, seis empates e somente cinco derrotas.

Em 1997 a Chapecoense teve otima campanha, terminou o Campeonato Catarinense em primeiro lugar com: 32 pontos. Ja o campeão ficou com o terceiro lugar com: 29 pontos, e o vice em quinto lugar com: 28 pontos. Mas infelizmente o apito sempre foi um problema para a Chapecoense nos Campeonato Catarinenses, por ese motivo os chapecoenses viram passar na frente dos olhos um tricampeonato consecutivo que seria 95, 96, e 97 mas faltou respeito com a população do oeste catarinense.

Porém, nos anos posteriores a Chapecoense passou por uma grande crise. O auge foi no Campeonato Catarinense de 2001, quando a equipe ficou na última colocação e teve que disputar uma seletiva no ano seguinte para poder voltar à elite do futebol catarinense. A final da seletiva foi contra o Kindermann, de Caçador. Em 2003, por causa de dívidas irresgatáveis, a Associação Chapecoense de Futebol passou a chamar-se Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet. O clube usou um velho artifício, amparado pela legislação brasileira, de mudança de personalidade jurídica. Preservou-se a identidade do futebol como produto mercadológico. Além disso, o "novo" clube livrou-se das dívidas monstruosas acumuladas ao longo dos anos. A parceria durou só até 2004, mas foi a base para o ressurgimento da Chapecoense no cenário estadual.

Após novos tropeços em 2005, uma nova direção, comandada por diversos empresários do município, assumiu a Chapecoense com o objetivo de reerguer o clube. Em 2006, com Agenor Piccinin novamente no comando técnico, o Verdão conquistou no segundo semestre a Copa Santa Catarina, preparando o time para o ano seguinte. E em 2007, mesmo novamente desacreditada, a Chapecoense voltou a conquistar o Campeonato Catarinense. Com uma campanha irrepreensível, o time chegou a final contra o Criciúma.

São diversos títulos estaduais: Tricampeão Catarinense (1977, 1996 e 2007); Campeão da Copa Santa Catarina, em 2006 e Vice em 1996; Campeão da Taça Santa Catarina em 1979.

© 2013 - Desenvolvimento