Homenageados – 2011

Comendadores Homenageados – 2011



ALOYSIO SOARES DE OLIVEIRA
Aloysio
Natural de Florianópolis nasceu em 23 de março de 1928, filho de Álvaro Soares de Oliveira e Frederica Schars de Oliveira. Possui a formação de bacharel em Ciências Contábeis.
No esporte, fez sua carreira primeiramente como atleta profissional de remo e atleta amador de atletismo e basquete. Em 1970, tornou-se membro da Federação Atlética Catarinense, em que se manteve presidente durante 25 anos, quando em 1994, as modalidades ganharam cada uma a sua federação. Desta forma, Aloysio consistiu no primeiro presidente da Federação Catarinense de Voleibol.
Como chefe da delegação brasileira, foi a Dubai, nos Emirados Árabes em 1989, a Porto, Portugal em 1991 e a Istambul, na Turquia em 1993. Em três anos de Seleção Brasileira Infanto-Juvenil conquistou a medalha de ouro, consagrando-se tricampeã Mundial.
Atualmente, casado com Lílian Goulart está aposentado após o deixar um importante legado.

DANTE KLASER
DANTE
Nascido em 16 de novembro de 1951, na cidade de Novo Hamburgo, RS, com o pai Jayme Klaser e a mãe Terezinha Travi Klaser.

A história desse desportista iniciou-se aos 14 anos de idade, quando começou a praticar o voleibol.
Depois de formado em educação física licenciatura pela Faculdade de Educação Física de Cruz-Alta/RS, até os 28 anos, exerceu a atividade de treinador de voleibol, professor de educação física de 1º e 2º grau e professor universitário em basquete, voleibol e iniciação ao treinamento desportivo de voleibol, nas cidades de Ijuí e Cruz Alta/RS.
Na atuação como palestrante nos cursos de Recreação, Grupos Escolares Municipais, Coordenação de Ruas e Lazer, representou a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Cruz Alta/RS.
Como dirigente da Fundação Catarinense de Esporte, atuou como Coordenador de Esportes nos anos de 1991, 1992, 1995 e 1996, e como Gerente de Desporto Educacional nos anos de 1993, 1994 e 1999 a 2002.
Dentre suas atuações pelo esporte, desempenhou ainda a orientação educacional e a coordenação da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação na cidade de Florianópolis.
Em 2001, sua trajetória emergiu à Federação Catarinense de Voleibol, onde atuou primeiramente como Diretor Técnico, em seguida eleito a Vice-Presidente e atualmente exerce o cargo de Presidente desde 2002.

GESÉLIO CATALAN
GELÉSIO CATALAN
Nasceu na cidade de Itajaí – SC em 5 de novembro de 1953.
Começou sua história no esporte colaborando com a construção do Campo de Futebol no Bairro Saic, da atual empresa Cooperativa Centra Oeste Catarinense – Frigorífico Aurora, com a iniciativa de seu pai Nelson Catalan. Ainda hoje o campo faz parte da recreação dos funcionários e é usado nas competições realizadas pela Prefeitura e Fesporte.
Essa seqüência de atividades o fez escolher o Curso de Educação Física em 1974. No mesmo ano foi Acadêmico Voluntário na primeira Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Chapecó. Após a conclusão do curso na Universidade de Passo Fundo, iniciou sua carreira como professor no Magistério Público Estadual e na Escola Recanto da Esperança, da APAE Chapecó, se especializando em Desporto Escolar (1992) pela Universidade Federal de Santa Maria.
Em 1980, assumiu a preparação física na Associação Chapecoense de Futebol até 1985, adquirindo experiência no futebol profissional. Essa experiência foi transferida para as categorias de base e nas escolinhas desportivas da Prefeitura Municipal de Chapecó. Com a criação do Moleque Bom de Bola em 1992, Gesélio Catalan fez parte da comissão técnica do primeiro campeonato vencido por Chapecó. No ano seguinte como técnico, conseguiu o bi-campeonato da competição, na cidade de Joinville.
Em 1996, Chapecó foi convidado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para representar o Brasil em um torneio, entre adolescente de 16 anos, nos Estados Unidos no Estado da Califórnia, San Diego. Trazendo o título internacional para Chapecó e para o Brasil.
Funcionário concursado na Prefeitura Municipal de Chapecó. Sempre atuante nas promoções da Fesporte como professor, em competições, Joguinhos e Jogos abertos de Santa Catarina. Em 2007 foi presidente da CCO, da terceira edição do PARAJASC, sediada por Chapecó.
Catalan é comunicador da Rádio Super Condá, o seu programa foi idealizado, produzido e apresentado por ele aos domingos à noite, O SOM DO ESPORTE. Enquanto muitos pensam após a aposentadoria, buscar novos ares para viver, Gesélio Catalan, finca ainda mais os pés na cidade que acolheu como filho adotivo.


INGRID ROSSEL
Ingrid
Nascida no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1951, filha de Horst Rossel e Margarida Holler Russel, foi graduada em Educação Física na Universidade Regional de Blumenau – FURB.

No atletismo, em 1974 esteve entre os primeiros colocados em salto em distância, arremesso de peso, arremesso de disco e revezamento 4/100. Em 1979, obteve o segundo lugar em arremesso de disco e arremesso de peso.
No iatismo, de 1961 a 1965 conquistou primeiras e segundas colocações das regatas advindas no Rio de Janeiro, destacando o primeiro lugar na categoria juvenil no Campeonato Internacional Classe Pingüim.
Atuou nas modalidades: Basquete, obtendo 1ºlugar (1979); Handebol, com 1º, 2º e 4º lugares (1975-1978); e Voleibol, com 1º e 2º lugares (1970-1976);
Ingrid acrescentou em sua carreira de atleta o tênis de campo, em que possuiu primeiros e segundos colocados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e terceiro colocado nos Jogos Universitários Brasileiros no Pará.
Como atleta de saltos ornamentais, conquistou primeiros lugares em campeonatos do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, nos anos de 1962 a 1964 e 1975.
Presenciou ainda como atleta da Federação Catarinense de Desportos Universitários os Jogos Universitários Catarinenses, obtendo primeiras colocações em natação, atletismo, voleibol e tênis de campo (1970-1972); Jogos Abertos de Santa Catarina, estando entre os primeiros colocados em natação, saltos ornamentais, tênis de campo, voleibol, atletismo, handebol e basquete (1966 a 1980); cometendo record em natação 100 metros nado livre e nado costas, em 4x100 nado livre e quatro estilos e 100 metros rasos.


SEBASTIÃO IBERES LOPES MELO
Sebastião
Graduado em Educação Física Licenciatura na Universidade do Estado de Santa Catarina (1978), fazendo especialização em ciência do movimento – UFRGS, em 1979, e em recreação e tempo livre – UDESC, em 1981. Mestre em ciência do movimento – UFSM, em 1984 e doutor em ciência do movimento – biomecânica – UFSM, em 1995.
Nascido em 21 de fevereiro de 1952 na cidade de Lages, em Santa Catarina, com o pai Tubalcaim Cruz de Melo e a mãe Hiolita Lopes Melo. Começou sua história no esporte atuando como atleta meio-fundista e fundista nos Jogos Abertos de Lages em 1972 e 1973, Jogos Abertos de Florianópolis em 1974 e 1976 e no JUBS de 1974 a 1981, e sempre esteve entre os primeiros três colocados.
Como atleta ainda, foi campeão estadual de remo em 1974 e 1975. Participou das corridas São Silvestre de 1976 a 1983, obtendo a sua melhor colocação de 6º lugar em 1981. Presenciou corridas rústicas com premiação nacional e internacional de 1974 a 2001.
Em 1979, foi técnico de atletismo do Colégio Aderbal se estendendo a 1980, onde também foi técnico de basquetebol campeão de Jogos Estudantis e campeão de Jogos da AFESC.
Como dirigente esportivo, Sebastião, atuou na presidência da Federação Catarinense de Handebol de 1974 a 1982. Logo, em 1986 foi diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – CEFID/UDESC até 1990, para assim em 1996 ser coordenador da pós-graduação do mesmo.
Dentre suas atuações pelo esporte, foi bolsista de produtividade do CNPq/CAPES de 2003 a 2010. Todavia, ainda em 2004 foi Vice-reitor da UDESC até 2008, quando assim foi eleito a Reitor com o mandato até 2012.
Atualmente, participa do corpo de professores permanentes do mestrado e do doutorado em Ciências do Movimento Humano – CEFID/UDESC. E é consultor de diversos Periódicos Científicos.


GRÊMIO ESPORTIVO OLÍMPICO

Gremio
Segundo relatos da época, a primeira ata do Futebol Clube Blumenauense (FCB) foi realizada no dia 14 de agosto de 1919, no Hotel Guarujá, Alameda Duque de Caxias, no centro de Blumenau.
Em cinco de fevereiro de 1922, no Hotel Central, foi eleita uma nova diretoria, encabeçada por Júlio Von Czekus como presidente. Na ocasião a diretoria propôs a nomeação de um presidente honorário do clube. Gomes Winter sugeriu que fosse homologado o nome do candidato ao governo do estado – eleito posteriormente -, Hercílio Pedro da Luz, alegando “os serviços prestados a Santa Catarina pelo benemérito Catarinense e, justamente querido em todo o Brasil”. O título foi homologado e entregue em 17 de março de 1922 em sessão solene, quando Hercílio da Luz já era governador do estado. O filho, Amadeu da Luz, então juiz de direito em Blumenau, representou Hercílio no evento.
Os primeiros jogos do FCB eram disputados em um terreno próximo ao campo do Brasil, pertencente então à Família Holetz. Logo depois a Sociedade Ginástica emprestou o campo de exercícios, onde hoje se estende o complexo do Conjunto Educacional Pedro II, para as competições, tendo o primeiro torneio em 1921. A equipe do Blumenauense era formada basicamente pelos fundadores do clube e um dos times enfrentados: o Caxias Foot Ball Club e o Brasil FC. A concessão do campo durou 17 anos.
O primeiro estatuto do clube foi registrado em 25 de janeiro de 1937. O registro do documento foi realizado no Cartório de Títulos e Documentos de Vitorino Braga, assinando a diretoria formada por Otto Abry (presidente), Walter Meyes (vice-presidente), Eitel Meyer (secretário), Benjamin Margarida (segundo secretário), Frederico Kretzmann (tesoureiro) e Helmuth Hacklaender (segundo tesoureiro).
O nome Grêmio Esportivo Olímpico foi uma idéia que encontrou simpatia entre os desportistas, porque o clube havia surgido de uma Sociedade de Ginástica Olímpica, já então adormecida e paralisada pelo temor de influências alemãs e nazistas.
Vencendo o campeonato da LBD, em 1949, coube ao Olímpico o direito de disputar com as demais regiões a posição de finalista como campeão do Continente contra a Ilha de Santa Catarina. Finalmente uma equipe de Blumenau, depois de várias lutas travadas ao longo de três décadas conseguia um título estadual. Campeão Estadual também em 1964.
Com o início da Sociedade Desportiva Blumenauense, no final da década de 40, o interesse do clube voltou-se as modalidades como punhobol, handebol, vôlei e basquete. O punhobol é uma das mais primitivas modalidades, por ser um esporte de origem Alemã, sofreu sua evolução na década de 40, quando se extinguiu a Sociedade Ginástica, sendo durante muitos anos um departamento ativo, disputando torneios citadinos e regionais.
No campeonato de basquete em 1946, o Olímpico consegue o primeiro título da categoria principal de basquete assim como do masculino de vôlei, na segunda categoria. A obra seria um passo importante para firmar-se a partir de então convênios com a FURB, CME e DED-MEC que viabilizaram ao clube a absorção de alunos dos estabelecimentos de ensino, cuja maior parte já representava Blumenau nas competições a nível estadual a partir de 1966.
Em 1956 o Grêmio Esportivo Olímpico inaugurava sua nova pista, trazendo atletas recém chegados de Melbourn, das Olimpíadas daquele ano, entre os quais Ademar Ferreira da Silva, que então havia ganho a primeira medalha de ouro para o Brasil, no Salto Triplo, Telles da Conceição, Sebastião Mendes, entre outros.
O fim do futebol (1970) representou o início de uma nova era, a do atletismo, que por várias fases passou até chegar a tornar-se uma espécie de sinônimo no clube. As dificuldades do país, com o Golpe de 64, refletiram diretamente nas atividades esportivas amadoras do Olímpico, reiniciando seu trabalho de base formando novos atletas. Até maio de 1974 as modalidades estavam bastante diversificadas, existindo uma grande procura pelo salto triplo, salto em altura, salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, dardo, disco e martelo; corridas das mais variadas metragens, além dos esportes coletivos. Em pouco tempo já existia uma equipe de nível nacional para competir com as melhores do País.
Talvez um dos maiores títulos a nível nacional, no masculino, foi conseguido em 1976, com Paulo Zimmer vencendo a Corrida da Integração Nacional. A corrida de fundo, de rua e maratonas trariam outra identidade ao Olímpico, que teve em seu seio a criação de novas entidades, idealizados por um grupo de médicos associados do Grêmio Esportivo Olímpico.
Ainda dentro desse novo espírito, nasceu a idéia de uma competição de maior envergadura, a Maratona de Blumenau durante a Oktoberfest de 1987. A competição foi vencida por Ivonete Schmitz, no feminino, e Déclis Maciel, no masculino, atletas pertencentes à equipe do Olímpico.
O nascimento do Grêmio Esportivo Olímpico tem muito haver com aquele que foi durante meio século o mais popular esporte da cidade: a ginástica olímpica. O retorno dessa modalidade era uma das metas estabelecidas pelo presidente Otacílio Perón. Com o desaparecimento da Sociedade Ginástica o esporte também ficou esquecido durante muitos anos, mas por volta de 1985 um projeto da Comissão Municipal de Esportes reanimou jovens a praticá-la.

© 2013 - Desenvolvimento