Homenageados – 2015

Homenageados - 2015.
Ademar Silva

Ademar Silva 1


Nascido em 24 de maio de 1956, em Biguaçu/SC. Graduado em Educação Física em 1976, pela Escola Superior de Educação Física da UDESC e pós-graduado em Educação Física Psicomotora, em 1984. Atuou profissionalmente durante 40 anos como servidor público estadual concursado, dedicando-se principalmente ao Esporte Escolar, promovendo, regulamentando e coordenando os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) e demais eventos do segmento, tais como, o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol “Moleque Bom de Bola” (projeto que idealizou), o Prêmio Recriar e o Festival Escolar de Dança (Dança Catarina). Durante 15 anos chefiou a delegação catarinense em suas participações nos Jogos Escolares Brasileiros, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, onde atualmente trabalha na organização.



Carlos Augusto Vieira

Carlos Augusto Vieira

Nascido em 21 de junho de 1956, em Blumenau/SC. Como atleta Carlos Augusto Vieira iniciou sua trajetória no esporte em 1969, quando aos 13 anos de idade, integrou a equipe de natação de Blumenau para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), disputados na cidade de Joinville. Carlos Augusto disputou a prova dos 800 metros livres e conquistou a medalha de bronze. Representou Blumenau, como atleta, em outras 15 edições dos JASC conquistando 21 medalhas de ouro.  Em 1974, iniciou a carreira de treinador, na equipe do Ipiranga, de Blumenau. Em 1978, foi promovido a treinador da equipe principal da Comissão Municipal de Esportes (CME de Blumenau). O primeiro título como treinador nos Jogos Abertos foi conquistado em 1982, nos JASC disputados em Itajaí. De lá para cá foram outros 17 títulos comandando a equipe de natação feminina de Blumenau. Em 2000 voltou a competir, só que em uma nova modalidade. Ingressou no ciclismo máster. Em 15 anos conquistou vários títulos catarinenses e conquistou sete vezes o título de Campeão Brasileiro Máster de Ciclismo. Em 2013, nos Jogos Abertos de Blumenau, Carlos Augusto Vieira foi o coordenador da modalidade de ciclismo, conquistado por Blumenau. Como dirigente é empresário do esporte sendo proprietário de uma academia de natação, e é parceiro da FMD de Blumenau na revelação de novos talentos para a modalidade do município e SC.



Francisco da Costa Baptista Neto

Francisco Neto.2


Nascido em 18 de maio de 1945, em Aracaju/SE. Dirigente fundador e primeiro Superintendente da Fundação Municipal de Esporte. Foi Presidente da Federação Catarinense de Natação e vice-presidente da Confederação Brasileira de Natação. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de relações internacionais da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos. Foi Diretor do Avaí Futebol Clube, Membro do Conselho do Avaí, vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol. Foi também arbitro de natação da FINA (Fed. Internacional de Natação), Secretário da Confederação Latino Americana de Natação, arbitro de natação na Olimpíada de Seul e de Barcelona e no Mundial na Austrália 1990. Foi chefe da delegação brasileira no Mundial de Natação em Madrid 1988. Chefe da delegação brasileira no Mundial de Natação na Suécia em 1998. Foi ainda fundador e primeiro presidente do Clube Brasil - Associação dos Clubes da série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.



Manuel Obdúlo Rebelo

Manoel O. Rebelo


Nascido em 4 de agosto de 1949, em Jaguaruna/SC. Como atleta competiu Judô nos Jogos Universitários Catarinenses (1973), atletismo - revezamento 4x100 e salto com vara nos JASC (1971/1972/1973), handebol nos Jogos Universitários Brasileiros (1971) e salto com vara nos Jogos Universitários Brasileiros (1973). Foi vice-presidente da região sul da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (2013), Diretor de Ginástica Artística do Brasil nas Universíades (Jogos Universitários Mundiais) Izmir, Turquia (2005), Diretor de Judô do Brasil nas Universíades em Bangkok, Tailândia (2007), Belgrado, Sérvia (2009) e Shinzen, China (2011). Chefe da Delegação do Handebol Feminino do Brasil nas Universíades em Venice, Itália (2008). Foi também professor universitário (1974 a 2000) na UFSC e Chefe do Departamento de Educação Física da UFSC (1990 a 1999). Atual Presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário / FCDU (2004-2015). Mantendo a linha dos melhores objetivos do desporto universitário, reflexo de sua vida acadêmica e profissional, Manoel Rebelo tornou-se presidente da FCDU em 2004, contribuindo para a retomada de grandes momentos em nível estadual, nacional e mundial. Desde então os JUCs retornaram ao calendário estadual para não mais sair de cena, cresceram de importância e na disseminação da prática esportiva e incentivo a organização de atléticas em diversos campi. Em 2007, sob a liderança de Manoel Rebelo na FCDU, Blumenau realizou o 56° JUBs e SC sagrou-se 2° colocado geral, mantendo-se no pódio nos anos seguintes para conquistar o título geral em 2010, novamente em Blumenau.



Nilo Borgonovo

Nilo Borgonovo

Nascido em Rio do Sul/SC. Diretor da equipe de futsal da Nerede de Rio do Sul, no período de 1986 à 1995, entre as principais conquistas da época: 1993 – Campeão Jogos Abertos de Santa Catarina, na cidade de tubarão; 1994 – campeão estadual; 1999 – campeão estadual da 1ª divisão. Além destas conquistas participou de inúmeros torneios e campeonatos, consagrando-se campeão em vários deles. Em 1994 conquistou o “status” de principal equipe de futsal do estado, tendo agenciado vários jogadores para equipes nacionais e internacionais. Desempenhou a função de superintendente da Fundação Municipal de Desportos da cidade de Rio do Sul, no período de dezembro/2005 a dezembro/2012. Neste período sempre levou Rio do Sul à conquista de espaço entre as maiores potências do esporte amador do estado, figurando em vários anos seguidos entre a 6ª e 7ª colocações gerais nos JASC. Entre os grandes sonhos a desempenhar neste comando, uma das maiores conquistas foi de se sagrar campeão brasileiro da Liga B nacional, conquistando a vaga para a superliga feminina de volei, principal competição de voleibol do Brasil. Além de idealizador, Nilo está atualmente em seu 5º ano consecutivo e ininterrupto à frente do projeto do voleibol feminino, com participação destaque na superliga, como coordenador geral e grande responsável pela manutenção da equipe. Nilo é considerado por muitos como o melhor dirigente de alto rendimento no esporte na região.




Associação Desportiva Hering

AD hering


Fundada em 5 de fevereiro de 1964, em Blumenau/SC a partir do anseio de se ter um local para recreação entre os funcionários. Assim começa a Associação Desportiva Hering, com sede na Rua Hermann Hering, onde hoje é o estacionamento da Companhia Hering (malharia). Logo, a necessidade de um lugar mais amplo surgiu e, no final da década de 70, a ADHering constrói uma nova sede, onde está localizada atualmente na Rua General Osório, nº 2.170 no bairro Velha em Blumenau. Durante todos esses anos o clube incentivou a melhoria da qualidade de vida através da pratica desportiva e do contato com a natureza. Na década de 70 apoiava as modalidades de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Atletismo, Voleibol, Tênis e Xadrez. De 1986 a 1990, participou da liga feminina de Voleibol e mantinha atletas da Marcha Atlética. Desde 1990 apoia e mantém as escolinhas de base da natação, futebol e futsal, revelando grandes talentos para o esporte blumenauense. Atualmente tem uma forte relação com o futsal do município de Blumenau, busca apoiadores para a cidade para a manutenção de equipes de alto nível para disputar ligas, estaduais, Joguinhos Abertos e JASC.

© 2013 - Desenvolvimento