Homenageados – 2019

Alexandre Schneider
Alexandre Trevisan Schneider
Como ATLETA: Anos 80 - Campeão dos JIRGS-RS; Penta campeão Gaúcho de handebol adulto. Duas vezes vice-campeão Catarinense de handebol Adulto; Bi-campeão Catarinense de handebol adulto. Duas vezes vice-campeão Brasileiro de Handebol Adulto; Hexa- campeão brasileiro de handebol adulto. Uma vez vice-campeão dos JASC;Bi-campeão dos JASC. Duas vezes vice-campeão Sul-americano de Handebol Adulto; Bi-campeão Sul-americano de handebol adulto. Uma vez vice-campeão do Circuito Nacional de Handebol Adulto; Campeão do Circuito Nacional de Handebol Adulto.Bi-campeão Brasileiro de Seleções pelo RS no handebol adulto. Convocação para Seleção Brasileira Junior-Copa Interamnia de handebol junior-Teramo-Italia; Seleção Brasileira Adulta- Campeonato Sul-americano (tres vezes), Campeonato Pan-americano (tres vezes), Duas vezes Campeonato Mundial Adulto.  Destaque esporte amador gaúcho- Zero Hora, Duas vezes Trofeu O Jornaleiro- A Notícia. Tres vezes escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro-COB como o melhor atleta de handebol do Brasil.
Anos 90 - Uma vez vice-campeão Catarinense de handebol Adulto; Bi-campeão Catarinense de handebol adulto. Uma vez vice-campeão Brasileiro de Handebol Adulto; Bi- campeão brasileiro de handebol adulto. Duas vezes vice-campeão dos JASC; Campeão dos JASC. Tres vezes campeão dos Jogos Abertos do Paraná. Duas vezes vice-campeão do Circuito Nacional de Handebol Adulto.
Como TÉCNICO: Anos 90 - Campeão Catarinense de Handebol Fem. Infantil; Campeão Catarinense de Handebol Fem. Infanto-juvenil; Campeão Catarinense de Handebol Fem. Juvenil.Campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS- Seleção Catarinense- Handebol Fem.); Campeão dos Jogos do Conesul- (Seleção Catarinense-Handebol Fem.). Cinco vezes vice-campeão dos Joguinhos Abertos de SC (Handebol Fem. e Masc.); Tetra campeão dos Joguinhos Abertos de SC (Handebol Fem. e Masc). Tres vezes vice-campeão dos JASC (Handebol Fem.). Uma vez vice-campeão do Campeonato Brasileiro Cadete de Clubes (Handebol Fem.). Duas vezes como técnico da Seleção Brasileira de Handebol Junior nos Campeonatos Mundiais- Bulgária e China. Uma vez vice-campeão como técnico da Seleção Brasileira Juvenil no Campeonato Sul-americano.Anos 2000 - Tres vezes vice-campeão do Campeonato Catarinense de Handebol Adulto Feminino; Campeão do Campeonato Catarinense de Handebol Adulto Feminino. Quatro vezes vice-campeão dos Joguinhos Abertos de SC (Handebol Fem); Quatro vezes campeão dos Joguinhos Abertos de SC (Handebol Fem). Tres vezes vice-campeão dos JASC (Handebol Fem.); Hexa-campeao dos JASC (Handebol Fem.). Duas vezes vice-campeão dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS); Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS). Uma vez vice-campeão do Campeonato Brasileiro Juvenil de clubes(Handebol Fem.); Uma vez vice-campeão do Campeonato Brasileiro Junior de clubes(Handebol Fem.); Bi- campeão do Campeonato Brasileiro Junior de clubes(Handebol Fem.). Uma vez vice-campeão da Copa Brasil de Clubes (Handebol Fem.); Bi-campeão da Copa Brasil de Clubes (Handebol Fem.). Tres vezes vice-campeão da Liga Nacional de Handebol Feminino de Clubes; Campeão da Liga Nacional de Handebol Feminino de Clubes. Uma vez como técnico da Seleção Brasileira de Handebol Junior no Campeonato Mundial- Hungria. Duas vezes como técnico da Seleção Brasileira de Handebol Adulta nos Campeonatos Mundiais- Itália e Croácia. Uma vez campeão como técnico da Seleção Brasileira Juvenil no Campeonato Sul-americano.Uma vez campeão como técnico da Seleção Brasileira Juvenil no Campeonato Pan-americano; Uma vez como técnico da Seleção Brasileira de Handebol Juvenil no Campeonato Mundial- Macedônia. tricampeão do Campeonato Pan-americano com a Seleção Adulta Fem.; Campeão dos Jogos Desportivos Pan-americanos em Santo Domingo- Republica Dominicana; Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino Adulto nos Jogos Olímpicos-Atenas; Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Feminino Juvenil nos Jogos Olímpicos da Juventude- Nanjin-China.

PF Dulcimar Antonio GRANDO
Dulcimar Antonio Grando

Como ATLETA: Bi Campeão Brasileiro de Judô (87 e 89); 15 x Campeão JASC (peso/absoluto/equipe) 82 até 2018);  Campeão do Roundvous Canadá e Estados Unidos 2001; Tri Campeão do Open Massachussets nós Estados Unidos 2000/01 e 02; 3° Lugar US Open 1989 e no 3° L no New York Open 2000; 10 vezes Campeão Estadual Universitário;  Participação nas UNIVERSIADES KOBE Japão 1985.

Como TÉCNICO: 5  vezes Campeão JASC ,3 vezes Vice Campeão Brasileiro Sênior .

Como DIRIGENTE: JESC campeão. Outras Funções relevantes: Coordenador Geral do Projeto Social: JUDÔ SOCIAL desde 2004, revelando atletas campeões nacional dos JEB's e atletas para a FME de FLORIPAAtleta, Técnico e Dirigente SEMPRE por Florianópolis desde 1981.  Atleta Campeão mais novo dos JASC 1981 17 anos. Convocado para DUAS vezes para seletivas Olímpicas em 1988 e 1992. Criador do primeiro jogos Nacional voltado a comunidade LGBT, Floripa Diversity Games,em 2005,com representação destes jogos nos Outgames, em Montreal Canadá; Copenhagen Dinamarca,  Antuérpia Bélgica, Santiago Chile e Buenos Aires Argentina

Kasuo Konishi
Kasuo Konishi

Início no judô: 1954 - Professor Shigo Kosuge; 1960 - Professor Hikari Kurachi e Fuyuo Oide;                        Iniciou na modalidade de judô em Atibaia/SP.

Técnico e dirigente em vários campeonatos brasileiros promovidos pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Outras funções relevantes:   Divulgador do judô em Santa Catarina de 1965 à 2012; Fundador da Federação Catarinense de Judô em 1973; Integrante da Comissão de Graduação de Faixas Pretas da CBJ- 1978/1990;  Integrante e Presidente da Comissão de Kodanshas da CBJ até 2001;  Divulgou o Judô em todo estado catarinense em mais de 50 municípios;  Árbitro em todos os estágios até a categoria internacional FIJ ”A”  promovido pelo professor Catalano, diretor da Federação Internacional de Judô (FIJ);  Administrou a Federação Catarinense de Judô durante 27 anos;  Como professor formou os primeiros atletas catarinenses campeões Brasileiros da modalidade de judô; Fundou a Liga Catarinense de Judô no ano de 2000; Durante a Gestão na FCJ, promoveu vários campeonatos nacionais e internacionais no Estado de Santa Catarina; Foi diretor de esportes da Comissão municipal de esportes de Joaçaba;  Graduação atual: 8º DAN pela Confederação Brasileira de judô (CBJ).

Rui Rizzo
Rui Rizzo

Como ATLETA:Atleta de Vôlei na cidade de Pirajui/SP (1965/1967); Atleta de Vôlei na cidade de São Bernardo do Campo/SP (1969/1970); Atleta de Vôlei na cidade de Bauru/SP (1970/1973); Atleta de Vôlei na cidade de Blumenau/SC (1975/1976); Observação: Como atleta conquistou várias medalhas e troféus nas décadas de 60 e 70 (Jogos Universitários, Jogos Abertos Paulista, Estaduais, etc.)

Como TÉCNICO:Técnico de Vôlei do Clube Olímpico em Blumenau/SC; Técnico de Vôlei do Clube Ipiranga em Blumenau/SC; Técnico de Vôlei na cidade de Pomerode/SC (1986/1996); Técnico de Vôlei na cidade de Mirandópolis/SP (1974); Assessor Técnico do time da Cia Hering S.A. em Blumenau/SC; Observação: Como técnico de voleibol conquistou várias medalhas e troféus nas décadas de 70, 80, 90 e início dos anos 2000 (campeonatos estaduais, regionais, jogos abertos, etc).

Como ÁRBITRO:Árbitro de Voleibol da CBV e FCV (década de 80), Observação: Apitou jogos internacionais (Brasil x Itália – Brasil x Japão – Brasil x México), campeonatos brasileiros, estaduais e regionais.

Como DIRIGENTE:Presidente do Clube Bluvôlei (2002/2006);Observação: Como dirigente conquistou várias medalhas e troféus no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 (campeonatos estaduais, JASC, vice-campeonato superliga feminino, etc.)

Outras funções relevantes vinculadas ao Esporte:Chefe de Departamento do Curso de Educação Física da FURB (1997); Coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física da FURB (1996); Coordenador do Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da FURB (1994/1995); Professor da Disciplina de Voleibol I e Voleibol II e Estágio Supervisionado por 35 anos da FURB (1975/2009); Professor palestrante da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV para os cursos de formação técnicos (nível I) desde 1996; Professor de Educação Física da Escola Básica Municipal Machado de Assis em Blumenau/SC (1975/1985). Observação: O professor Rui Rizzo teve como principal missão a formação de alunos/atletas em cidadãos exemplares, regrando a vida de forma disciplinada, responsável e ilibada.

Outras funções relevantes:Vice-Reitor da FURB (1998/2002); Vice-Reitor da FURB (2002/2006); Diretor do Centro de Ciências da Saúde da FURB (1992/1994); Primeiro Diretor eleito do Centro de Ciências da Saúde da FURB (1996/1998); Vice-Diretor do Centro de Ciências da Saúde da FURB (1990/1992); Vice-Presidente da Blucredi (1999/2002)

Salezio Kindermann
Salézio Kindermann

Salézio Kindermann é filho de José Adolfo Kindermann e Laura Martins Kindermann. Nasceu em 23 de agosto de 1943, em Gravatal/SC. Formou-se em técnico em Contabilidade e atuou nas Empresas Frame madeiras especiais ltda, Grupo Kindermann (Hotéis), além de ser Presidente da Associação Esportiva Kindermann.

Natural do litoral de Santa Catarina, Salézio Kindermann veio para Caçador na década de 60, mais especificamente em 1965, e é aqui que ele constituiu sua família e mora até hoje. Empresário bem sucedido no ramo hoteleiro, ele já se aventurou na política como vereador e também como secretário da fazenda municipal, durante o mandato de Onélio Menta, mas é no futebol que está grande parte da sua história de vida.

Amante do futebol e goleiro de pelada de fim de semana nos campos de várzea, Salézio criou em 23 de agosto 1975 a Sociedade Esportiva Kindermann. Mesmo com a mudança do nome pra Caçadorense ele sempre esteve envolvido na diretoria do clube, destacando-se como grande entusiasta e investidor do futebol de campo em Caçador.

Ao longo dos anos, o Kindermann conquistou inúmeros títulos no futsal e no campo. Entre os principais:

Campeão da Copa do Brasil, Vice Campeão Brasileiro, Campeão da 1ª Copa do Brasil Universitária, dez vezes Campeão do Campeonato Catarinense de Futebol, Campeão Jogos Universitários Brasileiros, Campeão da Taça Brasil, Campeão da Liga Nacional.

2004 – Todos os estaduais (sub 17, sub 20 e adulto) e Taça Brasil sub 20; •2005 – Campeão da Taça Brasil Adulto e Sub 20 (Salão);  •2006 – Campeão da Taça Brasil Adulto; •2007 – Campeão da Liga Nacional; •2008 – Pentacampeão do Estadual de Futsal e Campeão Estadual de Futebol de Campo; •2009 – Campeão Jogos Universitários Brasileiros, Jogos Abertos Brasileiros e Bi Campeão Catarinense de Futebol; •2010 – Campeão Catarinense de Futebol Sub 17 e Tri Campeão Catarinense de Futebol; •2011 – Tetracampeão Catarinense de Futebol; •2012 – Bi Campeão Sulamericano sub 14 e Pentacampeão Catarinense de Futebol; •2013 – Hexacampeão do Catarinense de Futebol Adulto; •2014 – Campeão da 1ª Copa do Brasil Universitária de Futebol e Hepcampeão Catarinense de Futebol; •2015 -  Bi Campeão da Copa do Brasil Universitária de Futebol, Octacampeão Catarinense de Futebol e Campeão da Copa do Brasil. •2017 – Eneacampeão Catarinense, Campeão do JUCS, 5º Colocado no Campeonato Brasileiro da série A-1. •2018 - Decacampeão Catarinense, Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, vice-campeão da Taça Encantado;  • 2019 - Campeão da Taça Encantado e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro - até 01/10/2019.

In Memoriam Alvaro
Álvaro Rogério Muniz (in memoriam)

Como Atleta atuou em: E.C. Avaí (Lages); E.C. Tamandaré (Lages); E.C. Serrano (Lages); E.C. Funil (Lages); Clube Círculo Militar (Curitiba); S.E.R. União Palmeiras (Joinville); E.C. Corinthians Paulista São Paulo); Clube Municipal (Rio de Janeiro); Clube Doze de Agosto (Florianópolis); Seleção Catarinense Juvenil; Seleção Catarinense Adulto.

Como Técnico atuou em:  

PARTICIPAÇÃO EM CAMPEONATOS BRASILEIROS: 1971 – XXIV – CAMP. BRASILEIRO JUVENIL – BRASÍLIA; 1975 – IV TAÇA BRASIL JUVENIL – BELO HORIZONTE;  1980 – X CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL – SÃO PAULO; 1981 – X TAÇA BRASILEIRO JUVENIL - GOIÂNIA; 1981 – IV CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO – JOINVILLE; 1982 – XXXV – CAMP. BRASILEIRO INFANTO – LAGES; 1983 – VI JOGOS NACIONAIS DA A.A.B.B. – BLUMENAU; 1984 – XXXVII – CAMP. BRASILEIRO JUVENIL – SANTOS; 1984 – VII CAMP. BRASILEIRO INFANTO – CURITIBA; 1984 – JOGOS ESCOLARES BRASILEIRO – BRASÍLIA; 1986 – IX CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO – CAMBÉ PR; 1989 – XLII – CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL – PONTA GROSSA; 1992 – CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTO – JUVENIL - LAGES; 1992 – JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS - BLUMENAU.

TÍTULOS BRASILEIROS CONQUISTADOS COMO TÉCNICO: 1982 - CAMPEÃO SUL BRASILEIRO JUVENIL – LAGES; 1983 – VICE - CAMPEÃO VIº JENAB ADULTO – BLUMENAU; 1984 – VICE - CAMPEÃO BRASILEIRO SUL BRASILEIRO INFANTO – CURITIBA; 1992 - CAMPEÃO BRASILEIRO DA 2ª DIVISÃO INFANTO – LAGES.

Em 25 anos de atuação - 86 títulos estaduais. Atuou também como superintendente da CME/FME de Lages.

Logomarca - cctdv
Clube De Caça e Tiro Dias Velho

O Clube de Caça e Tiro Dias Velho foi fundado em 08 de dezembro de 1912 no Distrito de Bella Alliança, cidade de Blumenau, localidade que mais tarde se tornaria o município de Rio do Sul. Seu nome original era Schutzenverein Bella Alliança, que significa Sociedade de Atiradores Bella Alliança.  O avanço da Segunda Guerra Mundial e a perseguição às comunidades alemãs e suas tradições, fez com que suas atividades fossem totalmente paralisadas em 1942. Em dezembro de 1943, atendendo uma série de recomendações governamentais, o Clube ressurgiu já com o nome atual Clube de Caça e Tiro Dias Velho, homenageando o Bandeirante paulista Francisco Dias Velho, fundador do povoado de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Desta época a única lembrança que se tem é da dura perseguição aos seus associados e a trágica queima de todos os registros históricos de que o clube dispunha até então. Nada foi poupada, nem fotos, nem atas, nem qualquer outro documento, 30 anos de história foram totalmente perdidos.

Originado a partir de grupos de atiradores e caçadores que antigamente praticavam livremente suas atividades em toda nossa região e se reuniam posteriormente para confraternizar e celebrar as conquistas de suas empreitadas, o Clube também buscava preservar as tradições trazidas pelos colonizadores europeus como as competições de tiro e bolão. Embora o Clube sempre tivesse como objetivo a integração e desenvolvimento de seus associados através de atividades culturais, sociais e recreativas, o esporte sempre foi a atividade de maior destaque.

O bolão, a bocha e especialmente o tiro foram as modalidades que projetaram o Dias Velho para além das fronteiras do estado e até do nosso país. O bolão possui diversos títulos estaduais e sul brasileiros, além de ter sido campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina por 5 vezes no naipe masculino (1971-1993-1995-2012-2013) e 3 vezes no feminino (1995-2007-2010).O tiro nas modalidades de carabina dominou o cenário nos anos 60/70 conquistando 1 título de campeão (1970) e 6 de vice-campeão (1967-1968-1969-1974-1975-1976) nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Após a inauguração do novo estande em 1994 que viria a servir de sede para os jogos realizados nesta cidade em 1995, uma forte equipe de Armas Curtas surgiu e desde então vem projetando o clube nacionalmente. Já foram 4 títulos dos JASC (1998/2007/2010/2019), mais 5 troféus de vice-campeão (1999/2014/2015/2017/2018), além de diversos títulos estaduais nas modalidades de Pistola de Ar, Fogo Central, Pistola Standart e Pistola Livre.O grande destaque da equipe é o atirador Julio Almeida. Integrante da equipe desde 2006, Júlio já representou o Brasil nas olimpíadas de Pequim (2008) e Rio (2016), também conquistou diversas medalhas nos jogos Pan-Americanos (2003/2007/2011/2015/2019). Em 2010 Júlio foi vice-campeão mundial individual e campeão mundial por equipes na prova de Fogo Central no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo disputado na Alemanha, mas seu melhor resultado só veio ano passado, quando conquistou o tão esperado título de Campeão Mundial Individual na mesma competição, desta vez disputada na Coréia do Sul.

logo unoesc curvas 300dpi-01
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC



A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) surgiu no final da década de 1960 e é mantida pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc). Foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para atuar como instituição universitária em 14 de agosto de 1996. Em 2009, também foi credenciada para atuar na educação a distância. Em 2014, migrou do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina para o Sistema Nacional de Educação. Em 2017, a Instituição passou por processo de recredenciamento pelo Conselho Nacional de Educação, sendo avaliada com conceito 4. Já em 2019, teve seu Ensino a Distância (EaD) avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) obtendo nota máxima (5).

Localizada na mesorregião Oeste catarinense, a Unoesc conta hoje com cinco campi –  Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó – e com seis unidades – Capinzal, Campos Novos, Pinhalzinho, Maravilha, São José do Cedro e Xaxim.

Conforme assegura o estatuto, a Unoesc tem por finalidade contribuir com os processos de desenvolvimento, mediante a produção e a difusão do conhecimento, da cultura e apoio continuado ao esporte, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Nesse sentindo, a Unoesc busca formar profissionais que atuem com responsabilidade e comprometimento, por meio de atividades envolvendo acadêmicos e a comunidade, fomentando o esporte e incentivando a prática de atividades saudáveis, o que é implementado por meio do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado.

A Unoesc já formou mais de 2,6 mil profissionais de Educação Física, que hoje atuam nas escolas, academias, equipes de alto rendimento, fundações e departamentos de esportes, secretarias de saúde e outros espaços promovendo saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas. Concede bolsas estudo por meio das quais, em contrapartida, muito acadêmicos representam seus municípios e Universidade em competições estaduais e nacionais e desenvolve diversos projetos de extensão com atividades e apoio a eventos esportivos diretamente ligados à comunidade e que envolvem crianças, adultos e idosos. Somente em 2018, de acordo com as informações do Relatório Social da Universidade, foram mais de 18 mil pessoas atendidas por meio das atividades realizadas pelo curso de Educação Física, (Escolas Básicas, academias, grupos diversos) e ainda por meio do incentivo a programas esportivos.

A universidade também apoia o esporte, com o fomento das atividades de dezenas de entidades esportivas das regiões de abrangência dos seus campi e ainda, a disponibilidade de sua ampla estrutura esportiva para competições e desenvolvimento de diversas modalidades. Além disso, as pesquisas desenvolvidas no âmbito da motricidade humana têm um impacto qualitativo na vida das pessoas que podem se utilizar de seus resultados ou qualificar a prática da atividade física e do esporte.
 

© 2013 - Desenvolvimento