Novas sedes para eventos estaduais da Fesporte

NovasSedes Dez2013

O Conselho Estadual de Esportes, em sua reunião plenária durante os Jogos Abertos em Blumenau, definiu a maior parte das etapas estaduais do calendário da Fesporte em 2014. E também homologou a sede dos 55º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que serão realizados em Joaçaba, HervalD'Oeste e Luzerna em 2015. No ano que vem, os Jasc ocorrerão em Itajaí.

A reunião do CED teve dois momentos distintos. Primeiro, Canoinhas e Camboriú foram eleitas por votação como sedes, em 2014, respectivamente, dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) e da etapa estadual do Moleque Bom de Bola. Antes da votação houve uma manifestação do secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Valdir Walendowski, garantindo empenho para melhorar as condições dos setores da sua pasta. Ele anunciou que já existe uma empresa contratada para fazer um diagnóstico da situação do esporte de Santa Catarina. “Vou fazer o possível, dentro das minhas limitações, para garantir um futuro melhor para o nosso esporte”, prometeu o Secretário.

Canoinhas venceu Jaraguá do Sul por 11 votos a 6. O município vencedor foi defendido pelo prefeito Luís Roberto Farias, pelo presidente da Fundação de Esportes, Ricardo Martins, e pelo deputado Antônio Aguiar, autor da proposição para a criação dos Jogos da Terceira Idade, que no ano que vem terá sua sétima edição. A defesa de Jaraguá do Sul foi feita pelo ex-conselheiro e atual presidente da Fundação Municipal, Jean Leuprecht. Criciúma já apresentou o pedido de sede para 2015, enquanto Fraiburgo, Rodeio e Gravatal não tiveram defensores das suas pretensões.

A escolha pelos conselheiros da sede estadual do Moleque bom de Bola foi mais complicada com as defesas do presidente da Fundação de Camboriú, Altamiro Montbeller, e da Fundação de Biguaçu, Salete Cardoso. A primeira votação terminou empatada em 6 a 6, entre Camboriú e Lages, outra candidata e que não apresentou defesa. Na segunda votação, com maior presença de conselheiros, Camboriú venceu por 9 a 8.

Jasc de volta ao meio-oeste

Na mesma sessão, o Conselho homologou outras sedes para 2014: os Parajasc voltam a Chapecó, a primeira sede e maior campeã do evento. Caçador terá uma etapa estadual pelo terceiro ano consecutivo. Após os Jasc em 2012 e a Olesc esse ano, receberá os Joguinhos Abertos. Criciúma, que em 2013 foi sede dos Joguinhos, vai receber a Olesc. Por fim, foi homologada a escolha do trio Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna como sede dos Jogos Abertos de 2015 (2014 os Jogos serão em Itajaí). A última vez que as cidades haviam recebido a maior competição do esporte catarinense foi em 2006.