arquivo noticias

Conselho homenageia atleta Paraolímpica

Aline Rocha
Aline com técnico
A atleta do paradesporto,  Aline Rocha, foi homenageada segunda-feira à tarde no auditório da Fesporte com a medalha do Mérito Esportivo. A honraria é concedida pelo Conselho Estadual do Esporte a atletas catarinenses ou com formação esportiva no estado em reconhecimento às grandes conquistas na sua carreira esportiva. Natural do Paraná, mas radicada em Campos Novos desde criança e formada esportivamente em Joaçaba, Aline começou a carreira competindo na categoria cadeirante nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de 2010, disputados em Itajaí.
A cerimônia, realizada no auditório da Fesporte, contou com a participação do presidente desta entidade, Rui Godinho e dos Conselheiros do CED. A sugestão da medalha para Aline Rocha foi do Conselheiro Roberto Francisco Wesoloski,
No seu discurso a homenageada se disse honrada com a lembrança. “Se eu conquistei muitas coisas na carreira; se eu conheci o mundo foi por causa do esporte. Foi por causa dos Parajasc, onde tudo começou”, enfatizou emocionada.
O presidente da Fesporte, Rui Godinho, disse que estava feliz em poder compartilhar o momento com a atleta. “Sua carreira, suas conquistas, engrandecem o Estado de Santa Catarina. Muito obrigado e parabéns pelo desempenho”. O presidente do Conselho, Alexandre  Monguilhott, destacou que atletas como Aline “são exemplos para todos e que a instituição que preside estava honrada em reconhecer a brilhante carreira de Aline”.
Fernando Orso Alves, treinador de Aline e técnico da seleção brasileira de corredores de cadeira de rodas, agradeceu a homenagem e fez questão de apontar os Parajasc/SC como um dos maiores eventos do mundo. “O Comitê Paralímpico Brasileiro reconhece este evento e Santa Catarina como referência não só para o Brasil, mas para o mundo”, disse.
Carreira de Aline
vezes campeão da Corrida Internacional de São Silvestre
vezes 3º lugar na Maratona Internacional de Oita para Corredores em Cadeira de Rodas (nome original - Oita International Wheelchair Marathon)
     4º colocada na Maratona de Boston 2018
4º colocada na Maratona de Berlin 2018
Representante do Brasil nas provas de 1.500m, 5.000m e Maratona (todas categoria T54) nos Jogos Paralímpicos de Verão - Rio 2016
      1ª Mulher a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno - Pyeongchang 2018, tendo a honra de ser a Porta Bandeira do Brasil e a única representante mulher da América Latina no evento (Pyeongchang 2018).
1ª atleta brasileira a conquistar uma Medalha em Copas do Mundo de Esqui Cross-Country - Vuokatti 2018
Eleita Melhor atleta paralímpica de esportes na neve no Prêmio Paralímpico 2017 (realização Comitê Paralímpico Brasileiro)
Recordista Brasileira nas provas de 100m, 800m, 1.500m, 5.000m e Maratona para categoria T54 (Corredores em cadeira de Rodas)
Recordista Brasileira nas provas de Sprint e Distance (Short, Midles e Long) do Esqui Cross-Country
(texto Antônio Prado/Mário Medaglia-fotos Antônio Prado/arquivo pessoal da atleta)

© 2013 - Desenvolvimento